Jihad

Brasileiro acusado de tentar se juntar ao Estado Islâmico será extraditado para a Espanha

O brasileiro e dois marroquinos que foram detidos com ele em 15 de dezembro negam as acusações

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/01/2015 às 10:52
Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
O brasileiro e dois marroquinos que foram detidos com ele em 15 de dezembro negam as acusações - FOTO: Foto: AL-FURQAN MEDIA / AFP
Leitura:

Um tribunal búlgaro do distrito de Haskovo decidiu, nesta segunda-feira (5), extraditar o brasileiro Kaíke Ribeiro para a Espanha. A informação foi publicada pelo jornal búlgaro "Dneven Trud".

Ribeiro deve ser enviado de volta à Espanha, onde vive, nos próximos dez dias. Ali, responderá à acusação de ter tentado viajar à Síria para unir-se à milícia radical Estado Islâmico.

O brasileiro e dois marroquinos que foram detidos com ele em 15 de dezembro negam as acusações. Eles afirmam que planejavam ir à Grécia e à Turquia durante as férias.

A detenção aconteceu na fronteira búlgara com a Turquia.

De acordo com o jornal "Dneven Trud", o marroquino El-Gharbi entoava, durante o julgamento, versículos do Corão, o livro sagrado do islã. Ele reclamou do frio de sua cela e disse esperar ir à Espanha brevemente.

A reportagem procurou a família de Ribeiro e a advogada dele. Desde o início do caso, porém, eles têm se recusado a conversar com a imprensa. As autoridades espanholas e a diplomacia brasileira também mantêm sigilo.

Sabe-se que Ribeiro vivia em Terrassa, próximo a Barcelona, e que frequentava a mesquita Badr -visitada pela reportagem em dezembro. A cidade tem uma comunidade marroquina coesa, e a mesquita foi acusada no passado pelo radicalismo de seu líder anterior, já fora do cargo.

Ribeiro foi descrito à reportagem, ali, como "o brasileiro alto" que não conversava com pessoas fora de seu círculo de amizades, formado especialmente pelo marroquino Tawfiq, que teria tido um importante papel no seu trajeto.

Últimas notícias