Conflitos

Estado Islâmico sequestra dezenas de homens no Iraque

O total de 170 homens foram sequestrados nos povoados de Al Shajara e Gharib

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 02/01/2015 às 19:49
MOHAMMED SAWAF / AFP
O total de 170 homens foram sequestrados nos povoados de Al Shajara e Gharib - FOTO: MOHAMMED SAWAF / AFP
Leitura:

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) sequestrou pelo menos 90 cristãos assírios na região nordeste da Síria, anunciou nesta terça-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Na segunda-feira, o EI atacou Tal Shamiran e Tal Hermuz, duas localidades assírias da província de Hasake, e levou 90 moradores", afirmou à AFP o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.

A ONG não sabe para onde foram levados os reféns. 

Os assírios são cristãos nestorianos, uma corrente do cristianismo condenada pelo concílio de Éfeso no ano 431 pelas divergências sobre a natureza de Cristo. Também estão muito presentes no Iraque.

Parte da província de Hasake está controlada pelos curdos e outra pelos jihadistas do EI. As forças pró-governo sírias estão presentes na cidade de mesmo nome.

As unidades de proteção do povo curdo (YPG), a principal milícia curda síria, realizam uma ofensiva na região e assumiram o controle de 24 vilarejos com o objetivo de tomar a localidade de Tal Hamis, em poder dos jihadistas e alvo de bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

As YPG também iniciaram uma ofensiva na província de Raqa, reduto do EI mais ao oeste, e assumiram o controle de 19 vilarejos.

Últimas notícias