Acidente Mariana

Vale informa que inspecionou 115 barragens e não encontrou alterações

A Vale é sócia da anglo-australiana BHP Billiton na Samarco, empresa responsável por barragens que romperam

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 10/11/2015 às 21:55
Foto: Corpo de Bombeiro/ MG
A Vale é sócia da anglo-australiana BHP Billiton na Samarco, empresa responsável por barragens que romperam - FOTO: Foto: Corpo de Bombeiro/ MG
Leitura:

A mineradora Vale anunciou nesta terça-feira (10) ter inspecionado as 115 barragens mais "relevantes" de sua operação e informou que "nenhuma alteração foi detectada". A Vale é sócia da anglo-australiana BHP Billiton na Samarco, empresa responsável pelas duas barragens de rejeitos de minério de ferro que romperam em Mariana (MG) na quinta-feira passada, deixando, ao menos quatro mortos.

"Na inspeção, foram vistoriados os seguintes componentes: acessos, reservatórios, cristas, bermas, taludes, drenagem superficial, sistema de drenagem interna, ombreira e sistema extravasor. Nenhuma alteração foi detectada", diz o comunicado.

Segundo a mineradora, "18 profissionais de geotecnia da empresa, além de equipes em escritórios da Vale, atuaram de forma emergencial no último fim de semana, contribuindo para a agilidade dos resultados das inspeções". "A Vale reforça que, além de aplicar as melhores práticas pertinentes à manutenção de suas barragens, suas estruturas são auditadas por consultorias externas especializadas. Toda a legislação aplicável é observada e rigorosamente cumprida", diz a nota.

No comunicado, a Vale informa que, "como acionista da Samarco juntamente com a BHP Billiton, tem atuado ativamente nas ações para garantir a integridade das pessoas afetadas pelo acidente ocorrido nas barragens de rejeitos de Fundão e Santarém". A companhia divulgou que cerca de 100 empregados estão diretamente envolvidos nos trabalhos de resgate, ajudando na arrecadação de materiais, no cadastramento e na identificação de alojamentos. Segundo a nota, o Centro de Saúde da Mina de Alegria, que pertence à Vale e fica próximo ao local do acidente, "está disponível em tempo integral".

A Vale informou também que cedeu helicópteros e 30 mil litros de combustível aeronáutico, três carros, duas ambulâncias, cinco caminhões fora de estrada (utilizados nas operações de mina), uma pá carregadeira e um trator, além de ter liberado um heliponto para as equipes de resgate. "Seis especialistas em trekking da Vale também estão ajudando nas ações, assim como técnicos de prevenção e controle de perdas", divulga a nota. "Um técnico da Vale, especialista em barragens, além de outros dois engenheiros geotécnicos, estão está em tempo integral na Samarco à disposição da empresa", continua o texto. 

A companhia destacou que está fornecendo água mineral para os desabrigados e que "montou no município de Acaiaca, a 5 quilômetros de Barra Longa, um dos distritos de Mariana afetados pela lama, um sistema de captação de água, com bomba, gerador e tubulação dedicados para alimentar dois caminhões-pipa".

Últimas notícias