LIBERAÇÃO

Juiz federal autoriza doação de maconha para pesquisa de doutorado

Contudo, os orgãos de polícia exigiram a autorização prévia da ANVISA

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/10/2016 às 17:30
Foto: Divulgação / PF
Contudo, os orgãos de polícia exigiram a autorização prévia da ANVISA - FOTO: Foto: Divulgação / PF
Leitura:

A Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro (DPF/JZO/BA) vai doar amostras de maconha para desenvolver uma tese de doutorado. A ordem é do juiz federal, Arthur Napoleão Teixeira Nunes, que autorizou a doação da planta Cannabis Sativa Lineu, provinientes de apreensões. 

Com o título "Desenvolvimento de fitoterápico anti-inglamatório em forma farmacéutica sólida à base de Cannabis sativa", a professora Kátia Simoni Bezerra Lima elaborou o projeto, na Fundação Universidade do Vale do Rio São Francisco (UNIVASF). A fim de desenvolver a tese, Kátia precisaria de amostras vegetais (raiz e partes aéreas) da planta. Para ter amostras necessárias e legais, a UNIVASF procurou a cooperação das Polícias Federal, Civil e Militar, que doariam as drigas apreendidas em operações, com a mediação dos Ministérios PúblicosEstadual e Federal.

Contudo, os orgãos de polícia exigiram a autorização prévia da Angência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a manipulação de produtos controlados. A Anvisa formulou uma nova exigência: "para a continuidade da análise da solicitação, a instituição deverá apresentar autorização judicial que indique a referida doação de Cannabis Sativa L., referenciando autorização judicial que indique a referida doação de Cannabis Sativa L., referenciando a autorização policial responsável".


Últimas notícias