POLÍCIA FEDERAL

Fazendeiro usava megaestrutura para irrigar plantio de maconha no Agreste de Pernambuco

Cerca de 36 mil pés de maconha foram erradicados em Pedra. Dois homens foram presos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/09/2016 às 6:59
Foto: Divulgação
Cerca de 36 mil pés de maconha foram erradicados em Pedra. Dois homens foram presos - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A Polícia Federal divulgou, nesta terça-feira (27), a erradicação de 36 mil pés de maconha em Pedra, no Agreste de Pernambuco, no dia 20 de setembro. A plantação contava com uma megaestrutura de irrigamento nas terras do fazendeiro Marcos Aurélio de Paiva Leal, 43 anos. Ele e o agricultor Josean José da Silva, 26, foram presos em flagrante.

Após as investigações apontarem a existência de um plantio na fazenda Lagoa da Porta, a Polícia Federal realizou um levantamento minucioso no terreno e descobriu uma tubulação de cerca de 2 km, responsável por abastecer de água os pés de maconha, através de bombas elétricas que passavam por diversos poços em sequência e retiravam água da Barragem do Riacho do Pau, na cidade.

Se os 36 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados daria para se produzir 12 toneladas da droga. Outros 120 quilos da droga pronta para consumo foram apreendidos.

PRISÕES

O agricultor Josean foi preso enquanto trabalhava no cultivo. Outros três homens que estavam no local conseguiram fugir, mas já foram identificados e serão indiciados por tráfico e associação para o tráfico. O dono da fazenda foi detido em casa, no centro de Pedra,  mas recebeu alvará de soltura e responderá ao processo em liberdade.

A implantação do cultivo, com eficientes técnicas de preparo do solo e de cultivo, com uso de adubação química e de vários implementos agrícolas demandou um grande investimento financeiro, a maior parte bancado pelo dono da fazenda.

Últimas notícias