EDUCAÇÃO

MEC libera R$132 mi para programa de alfabetização de jovens e adultos

Ministro Mendonça Filho libera verba para programa Brasil Alfabetizado e vai beneficiar 250 mil estudantes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/12/2016 às 9:48
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Ministro Mendonça Filho libera verba para programa Brasil Alfabetizado e vai beneficiar 250 mil estudantes - FOTO: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Leitura:

O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou o valor de R$ 132 milhões para o programa Brasil Alfabetizado. Serão ofertadas 250 mil novas oportunidades para alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais. Os estados, municípios e o Distrito Federal já podem fazer a adesão ao ciclo 2016 do programa desde segunda-feira (19), no site do Ministério da Educação (MEC), e segue até o final de fevereiro de 2017.

Segundo Mendonça Filho, houve um aumento no número disponível de vagas no ciclo 2016. "A oferta de vagas em 2016 supera em 50% o número disponível no ciclo 2015, ainda em execução. Nesta fase, 168 mil pessoas estão sendo alfabetizadas em todo o país. Nesse novo ciclo, serão 250 mil", afirmou o ministro.

O valor liberado custeia o material didático e pedagógico, formação dos alfabetizadores, alimentação e transportes dos alfabetizandos. No processo, os entes executores devem apresentar os projetos, a quantidade de alfabetizandos e de alfabetizadores, e explicar como vai ser a formação dos alfabetizadores e como serão organizadas as turmas. De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana de Siqueira, também deverão explicar como pretendem utilizar os recursos. 

Brasil Alfabetizado

O Brasil Alfabetizado é um programa do Governo Federal voltado à alfabetização de jovens, adultos e idosos, que atende as pessoas excluídas do processo de educação em razão das desigualdades sociais. Atualmente, 12,8 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não são alfabetizados, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). O projeto incentiva os estados e municípios a abris os seus próprios ciclos de alfabetização.

Últimas notícias