Bahia

Praias de Morro de São Paulo são interditadas após chegada de manchas de óleo

As primeiras manchas de óleo foram constatadas por volta das 2h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/10/2019 às 11:08
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cairu
As primeiras manchas de óleo foram constatadas por volta das 2h - FOTO: Foto: Divulgação/Prefeitura de Cairu
Leitura:

As manchas de óleo que atingem o litoral nordestino acabaram de chegar a Morro de São Paulo, no município de Cairu. As primeiras manchas de óleo foram constatadas por volta das 2h da madrugada desta terça-feira (22/10), segundo informações da prefeitura de Cairu. A Segunda e a Terceira Praia, que são as mais afetadas, estão interditadas por tempo indeterminado. O Passeio Volta a Ilha também está suspenso até que os danos ambientais sejam mensurados.

Equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Especial do Morro, que estavam de prontidão, acompanhados por voluntários, desde as primeiras horas realizam o processo de remoção do material. A empresa responsável pela limpeza pública também se encontra no local auxiliando. Na praia da Cueira, em Boipeba, e na Ponta do Quadro, em Garapuá, fragmentos das manchas de óleo também foram encontrados. O processo de limpeza está sendo realizado por equipes da Prefeitura e voluntários.

Praias passam por remoção da substância

Desde quando as manchas de óleo, que já é o maior desastre ambiental de todo o Nordeste do Brasil, atingiram a Bahia, a Prefeitura de Cairu, por meio da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, iniciou o monitoramento das praias do arquipélago e adotou as estratégias do plano de emergência ambiental, obedecendo as recomendações do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Todos os materiais necessários para limpeza e proteção dos envolvidos no processo também foram adquiridos antecipadamente. Equipes do GAA (Grupo de Avaliação e Acompanhamento), formado por Marinha do Brasil, Ibama, Inema e ANP (Agência Nacional de Petróleo) chegarão ao município hoje para mensurar os danos causados.

O monitoramento de outras praias do arquipélago prossegue, uma operação pente fino será realizada por equipes da gestão municipal em todas as localidades do município - arquipélago para assegurar que não há vestígios de óleo. Ao encontrar manchas de óleo nas praias de Cairu, deve - se entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável através do telefone (75)3652-1064.

Últimas notícias