PETRÓLEO

Salles insinua que derramamento de óleo veio de navio do Greenpeace e Maia manda ele provar

O ministro do Meio Ambiente disse, em seu Twitter, que a embarcação da organização estava navegando em frente ao litoral brasileiro ''bem na época do derramamento de óleo venezuelano''

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 24/10/2019 às 17:28
Foto: Wellington Lima/TV Jornal
Ministro do Meio Ambiente reforçou que se mantém no cargo - FOTO: Foto: Wellington Lima/TV Jornal
Leitura:

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a atacar a organização ambiental Greenpeace. Desta vez, Salles insinuou que a organização poderia estar por trás do vazamento de óleo que afeta todo o Nordeste do País. Logo após a publicação, também através do Twitter, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), pediu que Salles provasse a denúncia.

Em sua conta no Twitter, o ministro afirma: "Tem umas coincidências na vida né... Parece que o navio do #greenpixe estava justamente navegando em águas internacionais, em frente ao litoral brasileiro bem na época do derramamento de óleo venezuelano..."

O ministro publicou, com a declaração, uma foto do navio do Greenpeace, que é utilizado pela organização em ações de protesto contra crimes ambientais.

Prisões

Nesta quarta-feira (23) Salles disse que não vai dialogar com o Greenpeace. Após o protesto da organização em frente ao Palácio do Planalto, o ministro chamou os ativistas de terroristas e disse que não estariam ajudando a limpar as praias.

Os manifestantes colocaram tinta preta no asfalto para simbolizar o óleo derramado nas praias do Nordeste. Também espalharam madeira queimada, que teria sido recolhida de locais de extração ilegal na Amazônia. Segundo a organização não governamental (ONG), 17 ativistas foram detidos pela Polícia Militar do Distrito Federal e levados à delegacia. O Greenpeace havia informado anteriormente que foram 23 presos, mas corrigiu o número.

Resposta

A organização ambiental Greenpeace vai acionar, na Justiça, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pelas declarações publicadas pelo ministro no Twitter, na qual insinua que o barco da ONG estava na mesma área suspeita de derramar o petróleo cru que se espalhou pelo litoral do Nordeste do País.

Maia pede provas

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), pediu para que o ministério do Meio Ambiente prove a declaração de Ricardo Salles. "Estamos esperando uma posição oficial do Ministério do Meio Ambiente", escreveu no seu Twitter. 

Últimas notícias