PETRÓLEO CRU

Voluntários apresentam sintomas após contato com óleo em Pernambuco

Mais de 15 pessoas procuraram o Hospital de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/10/2019 às 14:44
Foto: Bruno Campos/ JC Imagem
Mais de 15 pessoas procuraram o Hospital de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado - FOTO: Foto: Bruno Campos/ JC Imagem
Leitura:

O drama dos voluntários que estão realizando a limpeza das praias afetadas pelo óleo em Pernambuco vai além do sol escaldante e da dificuldade da retirada da substância que atinge o litoral do Nordeste desde o final de agosto. A saúde das pessoas que se dispuseram a limpar as praias também foi afetada. Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, 19 pessoas procuraram o hospital do município para relatar os sintomas.

Nagiel Tavares da Silva foi um dos que tiveram contato com o petróleo cru em São José da Coroa Grande, a primeira cidade a registrar o reaparecimento da substância, há uma semana. O voluntário procurou a unidade de saúde apenas oito dias após o primeiro contato com o petróleo. "Eu senti dor de cabeça e diarreia constante", relatou Nagiel. Ele trabalhou como voluntário durante cinco dias.

Já os sintomas em Antônio Carlos Barbosa foram diferentes. "Eu sentia uma ardência na pele e tive vermelhidão", disse o jovem.

Além dos voluntários, o contato com o petróleo cru afetou também funcionários municipais. O coordenador da Defesa Civil de São José da Coroa Grande afirmou que cada organismo reage ao óleo de forma diferente. "No meu caso, eu tive cólica intestinal, mal estar e ânsia de vômito", contou.

Segundo o diretor clínico do hospital do município, Marcelo Neves, os sintomas aparecem de formas diferentes naquelas pessoas que tiveram o contato direto com a substância e nas que apenas inalaram o produto. "Os sintomas apresentados pelas pessoas que tiveram pouco ou muito contato com esse óleo cru, são os de pele, como uma vermelhidão, uma dor abdominal, uma ânsia, um vômito e uma cefaleia. O paciente que inalou vem com uma queixa respiratória, um cansaço e coração acelerado", explicou Neves.

Até o momento, 19 pessoas que tiveram contato com o petróleo cru deram entrada no Hospital de São José da Coroa Grande. No entanto, esse número ainda pode subir por causa das subnotificações, que são os casos das pessoas que tiveram o contato com o óleo, sentiram os sintomas, mas não procuraram a unidade de saúde.

Casa Saudável

O óleo nas praias e os riscos à saúde foram o tema do programa Casa Saudável, da TV JC, dessa terça-feira (22). O infectologista Paulo Sérgio Ramos,da Fiocruz Pernambuco e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, participou do debate, ao lado do engenheiro ambiental Rodolfo Alves, presidente da Associação dos Engenheiros Ambientais e Sanitaristas de Pernambuco. Eles destacaram que o petróleo que está se espalhando pode trazer problemas que vão além da contaminação e da irritação na pele.

Últimas notícias