Hong Kong

Polícia retira barricadas de manifestantes em Hong Kong

Agentes começaram a desmantelar as barricadas nas imediações do principal local de protestos, pegando manifestantes de surpresa

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 13/10/2014 às 7:25
Foto: AFP
Agentes começaram a desmantelar as barricadas nas imediações do principal local de protestos, pegando manifestantes de surpresa - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A polícia de Hong Kong começou a retirar barricadas erguidas há mais de quinze dias pelos manifestantes pró-democracia, segundo constatou a reportagem da AFP.

Os agentes começaram a desmantelar as barricadas nas imediações do principal local de protestos, o bairro Admiralty, pegando de surpresa os manifestantes, cujo número havia diminuído durante a noite. Segundo as imagens exibidas pela televisão, os policiais, que não usavam aparato de choque, se dirigiram às regiões de Admiralty e Mongkok.

Os manifestantes, liderados por movimentos estudiantis, protestam contra a decisão da China de controlar os candidatos das próximas eleições locais, em 2017, que se ocorrerão por sufrágio universal. Apesar dos numerosos avisos das autoridades para que se dispersassem, os manifestantes prolongaram seus protestos em vários pontos desta ex-colônia britânica, onde milhares de pessoas ficaram acampadas nos últimos dias.

O chefe do executivo local, Leung Chun-ying, a quem os manifestantes pedem também sua demissão, declarou neste domingo que não existe "praticamente nenhuma possibilidade" de que Pequim aceite suas petições. Após as críticas contra os agentes de ordem por usar gases lacrimogêneos e de pimenta contra os manifestantes em setembro, Leung declarou que, se o governo tivesse que desalojar os acampamentos, a polícia "lançaria minimamente mão da força".

Últimas notícias