Ucrânia

Líder pró-russo toma posse como presidente da 'república de Donetsk'

Insurgente pró-russo Alexander Zakharchenko foi eleito no domingo como presidente da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 04/11/2014 às 10:29
Foto: ALEXANDER KHUDOTEPLY / AFP
Insurgente pró-russo Alexander Zakharchenko foi eleito no domingo como presidente da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia - FOTO: Foto: ALEXANDER KHUDOTEPLY / AFP
Leitura:

O líder insurgente pró-russo Alexander Zakharchenko, eleito no domingo presidente da autoproclamada República Popular de Donetsk, no leste da Ucrânia, tomou posse nesta terça-feira.

"Juro servir ao povo da República Popular de Donetsk", declarou Zakharchenko, um ex-mecânico de 38 anos, durante cerimônia realizada no Teatro de Donetsk.

"Primeiro-ministro" da autoproclamada república de Donetsk (DNR), Zakhartchenko foi eleito "presidente" com 81,37%, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada pela Comissão Eleitoral instalada para o pleito.

Filho de mineiro, o comandante de unidades rebeldes Zakhartchenko afirmou que seu desejo é "construir um novo Estado, que se tornará legítimo depois das eleições, e recuperar os territórios do leste atualmente sob controle ucraniano".

O presidente da Ucrânia, Petro Poroschenko, classificou a eleição separatista no leste do país de "farsa realizada sob a ameaça dos tanques" e garantiu que o governo reagirá a esse desafio.

Mas o Kremlin anunciou que respeita os resultados das eleições.

"As eleições nas regiões de Donetsk e de Lugansk transcorreram em calma, com uma taxa de participação elevada", informou o Kremlin, citado pelas três principais agências russas.

"Respeitamos a vontade dos habitantes do sudeste (da Ucrânia)", completou Moscou.

Já a União Europeia considerou que a eleição organizada hoje foi ilegal, não será reconhecida e representa um "novo obstáculo" para uma solução pacífica para o conflito.

Últimas notícias