Fogo

Incêndio em terminal petroleiro da Líbia atinge cinco tanques

Cinco reservatórios foram atingidos neste sábado (27)

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/12/2014 às 17:30
Leitura:

Cinco reservatórios de petróleo ardiam em chamas neste sábado (27), no terminal de Al-Sedra, um dos mais importantes da Líbia, após combates entre forças do governo e milícias islâmicas na quinta-feira (25). "O incêndio se propagou neste sábado (27) e atingiu dois novos tanques de petróleo", assinalou Al Hassi, porta-voz dos guardas que protegem as instalações.

O fogo começou quando um foguete lançado por milicianos do grupo islâmico Fajr Libya (Amanhecer da Líbia) atingiu Al-Sedra, um dos três terminais que integram o "crescente petroleiro" do leste do país. Segundo um técnico da companhia petroleira líbia Waha, Al-Sedra tem 19 tanques de petróleo, que podem armazenar 6,2 milhões de barris.

Outro técnico estimou que o incêndio já consumiu 1,63 milhão de barris de petróleo. Al Hassi advertiu que as operações realizadas pelos guardas e por voluntários para acabar com o incêndio devem levar vários dias. Espessas colunas de fumaça tomavam completamente os setores de Al-Sedra e de Ras Lanuf, fazendo temer uma catástrofe ambiental na região.

A região do "crescente petroleiro", que inclui os terminais de Al-Sedra, Ras Lanuf e Brega - os mais importantes do país - se tornou, há alguns dias, palco de confrontos entre as forças governamentais e as milícias do Fajr Libya. O porta-voz da Companhia Nacional de Pétroleo da Líbia, Mohamed al-Harari, pediu aos combatentes que poupem as instalações petroleiras do país.

A Líbia vive um clima de caos desde a queda de Muamar Khadafi em 2011, após oito meses de conflito. Atualmente, o país tem dois governos que disputam o poder: um, ligado às milícias islamitas; e outro, reconhecido pela comunidade internacional.

Últimas notícias