Negociação

Coreia do Sul propõe negociações com o Norte em janeiro

Duas Coreias haviam acordado anteriormente retomar o diálogo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/12/2014 às 7:14
Leitura:

O ministro sul-coreano da Unificação propôs nesta segunda-feira à Coreia do Norte a realização em janeiro de negociações de alto nível, especialmente sobre a reunião das famílias separadas pela guerra.

Ryoo Kuhl-Jae, encarregado dos assuntos norte-coreanos, disse estar disposto a se reunir com representantes do regime norte-coreano tanto em Seul quanto em Pyongyang e mostrou sua esperança de que a Coreia do Norte aceite a proposta.

"Estamos dispostos a discutir qualquer tema de interesse mútuo", ressaltou o ministro sul-coreano em uma coletiva de imprensa, ressaltando que enviou uma proposta formal ao seu colega norte-coreano, Kim Yang-Gon. A última rodada de reuniões formais de alto nível ocorreu em fevereiro e levou à realização de um encontro pouco comum entre famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

As duas Coreias haviam acordado anteriormente retomar o diálogo, quando uma delegação norte-coreana realizou uma visita surpresa aos Jogos Asiáticos celebrados no Sul em outubro. No entanto, o aumento da tensão militar entre os dois Estados impediu a realização destas negociações.

Últimas notícias