Crise Hídrica

Após ficar estável na virada do ano, nível do Cantareira volta a cair

Reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 02/01/2015 às 11:07
Foto: Divulgação/Sabesp
Reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo - FOTO: Foto: Divulgação/Sabesp
Leitura:

Após começar o ano de 2015 com o nível estável, o Sistema Cantareira voltou a registrar queda nesta sexta-feira (2/1). De acordo com a Sabesp, o índice caiu 0,1 ponto percentual e está em 7,1% de sua capacidade total.

O reservatório é responsável pelo atendimento de 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo e já opera com a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

O sistema praticamente não registrou acúmulo de água neste início de ano. A pluviometria nesses dois dias de 2015 está em 1 mm. Para o mês de janeiro, a média histórica é de 271,1 mm.

Também em estado crítico, o Alto Tietê caiu novamente. Os mananciais cederam 0,1 ponto percentual e operam com 12% de sua capacidade. Nos reservatórios do sistema ainda não choveu este ano.

O Alto Tietê abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. Com a adição do volume morto no dia 14 de dezembro, o sistema ganhou volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O Guarapiranga manteve-se estável, com 40,6% de sua capacidade. Responsável por abastecer 4,9 milhões de pessoas, o sistema, registrou 14,4 mm de chuva.

DEMAIS RESERVATÓRIOS

Já os sistemas Rio Claro e Alto Cotia voltaram a cair neste ano. O Rio Claro cedeu 0,6 ponto percentual e opera com 31,9% de sua capacidade, enquanto o Alto Cotia caiu 0,4 ponto percentual e está em 31%. Neste ano, ainda não choveu nos reservatórios.

Único sistema a registrar alta, o Rio Grande opera com 72,1% de sua capacidade, o equivalente a 0,2 ponto percentual acima do registro anterior. Nos dois registros de 2015, foram computados 21,8 mm de chuva no Rio Grande.

Últimas notícias