Conflito

ONU volta a adiar negociações de paz na Líbia

Negociações estavam previstas inicialmente para 9 de dezembro, mas depois foram adiadas reiteradamente

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 05/01/2015 às 8:57
Leitura:

A Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a adiar as negociações de paz entre as facções rivais na Líbia, que estavam previstas a partir desta segunda-feira, indicaram os meios de comunicação líbios.

Estas negociações estavam previstas inicialmente para 9 de dezembro, mas depois foram adiadas reiteradamente, em um contexto de intensificação de combates entre um governo enfraquecido e as milícias islamitas.

O porta-voz da missão da ONU, Samir Ghattas, afirmou à imprensa líbia na noite de domingo que os esforços para retomar estas negociações de paz prosseguem.

A Líbia encontra-se afundada no caos desde a queda do ditador Muanmar Kadhafi após oito meses de guerra civil, em 2011.

O chefe da missão da ONU na Líbia (UNSMIL), Bernardino León, havia expressado sua profunda preocupação diante da deterioração da segurança no país africano em uma mensagem gravada em um vídeo em dezembro.

León presidiu uma primeira rodada de negociações entre as facções rivais em setembro na localidade de Ghadames. Mas seus esforços para prosseguir com estas negociações fracassaram até o momento. Já a Liga Árabe manterá nesta segunda-feira no Cairo uma reunião urgente para falar sobre terrorismo na Líbia.

Últimas notícias