Reunião

Pelosi e chanceler cubano falam sobre reaproximação EUA-Cuba

A líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes tem previsto conceder uma coletiva de imprensa na quinta-feira

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/02/2015 às 21:15
Foto: YAMIL LAGE / AFP
A líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes tem previsto conceder uma coletiva de imprensa na quinta-feira - FOTO: Foto: YAMIL LAGE / AFP
Leitura:

A influente legisladora democrata americana Nancy Pelosi e o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, conversaram nesta quarta-feira, em Havana, sobre o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, noticiou um jornal local.

"Durante o encontro, os dois conversaram sobre o recente diálogo bilateral para o restabelecimento de relações diplomáticas", que altos funcionários dos dois países celebraram em janeiro em Havana, destacou um comunicado publicado no portal Cubadebate.

Pelosi, uma das mais influentes congressistas americanas que visita a ilha em meio século, também se reunirá em Havana com o cardeal Jaime Ortega com líderes comunitários e diplomatas do seu país.

A líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes tem previsto conceder uma coletiva de imprensa na quinta-feira.

Sua chegada à ilha, na terça-feira, junto de outros oito representantes democratas coincidiu com o anúncio de que os Estados Unidos e Cuba celebrarão, em 27 de fevereiro, em Washington, sua segunda rodada de conversações para o restabelecimento das relações.

Em 17 de dezembro, os presidentes americano, Barack Obama, e cubano, Raúl Castro, fizeram o anúncio histórico de que os dois países restabelecerão relações depois de meio século, e em 22 de janeiro foi celebrada, em Havana, a primeira rodada de conversações.

"Esta delegação trabalhará para impulsionar as relações EUA-Cuba e avançar sobre o trabalho feito por muitos no Congresso nestes anos, especialmente em relação à agricultura e ao comércio", declarou Pelosi em comunicado publicado na terça-feira.

Esta é a segunda delegação de congressistas americanos a visitar Cuba esta semana. Três senadores democratas - Amy Klobuchar (Minnesota), Claire McCaskill (do Missouri) e Mark Warner (Virgínia) - encerraram nesta terça-feira uma visita propondo um esforço bipartidário para tentar com que o Congresso suspenda o embargo que Washington impôs à ilha em 1962.

Últimas notícias