Transparência

Hollande revela composição do arsenal nuclear francês

Ele sustentou que a França foi "exemplar" ao revelar "o volume total de suas reservas de armas, ou seja, menos de 300"

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/02/2015 às 16:14
Foto: PATRICK KOVARIK / AFP
Ele sustentou que a França foi "exemplar" ao revelar "o volume total de suas reservas de armas, ou seja, menos de 300" - FOTO: Foto: PATRICK KOVARIK / AFP
Leitura:

O presidente francês, François Hollande, revelou nesta quinta-feira, pela primeira vez e em nome da "transparência", a composição do arsenal nuclear da França, confirmando que o país tem menos de 300 ogivas nucleares, em um discurso sobre dissuasão nuclear na base aérea de Istres (sul).

Afirmando que quer "ir mais longe na transparência", o chefe de Estado afirmou que não teme "informar que a França dispõe de três lotes de 16 mísseis levados por submarinos e 54 vetores (mísseis) ASMPA" que equipam aviões de combate da dissuasão aérea.

"Desejo que todos os Estados que dispõem de arma nuclear façam o mesmo esforço de verdade para todas as categorias de armas de seus arsenais nucleares", disse Hollande.

Ele sustentou que a França foi "exemplar" ao revelar "o volume total de suas reservas de armas, ou seja, menos de 300".

Essa informação foi levada por seu predecessor Nicolas Sarkozy em março de 2008, já em nome da transparência e rompendo com o sigilo absoluto que prevalecia na época a respeito do tema.

Hollande recordou em seu discurso a "prioridade" dada pela França ao "cessar definitivo da produção de materiais físseis" destinadas a armas nucleares e que a negociação a respeito "não pôde começar por falta de acordo dos principais Estados interessados", ao quais insistiu em "empreender sem tardar essa discussão".

"A França vai propor nas próximas semanas um projeto de tratado ambicioso, realista e verificável", completou.

Últimas notícias