Europa

Ministro britânico teme ação da Rússia nos países países bálticos

Kiev e o Ocidente acusam a Rússia de armar os rebeldes e de enviar milhares de soldados para a Ucrânia

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 19/02/2015 às 9:37
Foto: PHILIPPE DESMAZES / AFP
Kiev e o Ocidente acusam a Rússia de armar os rebeldes e de enviar milhares de soldados para a Ucrânia - FOTO: Foto: PHILIPPE DESMAZES / AFP
Leitura:

A Rússia poderia utilizar com os países bálticos membros da Otan a estratégia que é acusada de aplicar para desestabilizar a Ucrânia, advertiu o ministro britânico da Defesa, segundo a imprensa londrina.

A Otan deve estar preparada para uma agressão russa em todas as suas formas, declarou Michael Fallon, que citou um "verdadeiro perigo" para Estônia, Letônia e Lituânia, países membros da Aliança Atlântica.

Kiev e o Ocidente acusam a Rússia de armar os rebeldes e de enviar milhares de soldados para a Ucrânia.

O presidente Vladimir "Putin me inquieta", declarou Fallon ao jornal The Times. 

"Me preocupa a pressão que exerce nos países bálticos, a maneira que tem de testar a Otan", completou, antes de mencionar a recente passagem de bombardeiros russos perto do espaço aéreo britânico e a detenção de um policial estoniano acusado de espionagem pela justiça russa desde 5 de setembro, o que voltou a aumentar a tensão entre Moscou e Talin.

Um porta-voz do ministério da Defesa confirmou à AFP que Fallon fez as declarações aos jornalistas britânicos que o acompanhavam em uma viagem a Serra Leoa, mas não confirmou o conteúdo exato de suas palavras. 

As declarações de Fallon foram divulgadas depois que os separatistas pró-Rússia conseguiram infligir na quarta-feira um novo revés a Kiev, o que obrigou o exército ucraniano a abandonar a cidade estratégica de Debaltsev.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, pediu o envio de uma missão internacional da UE, com apoio da ONU, para manter a paz no leste do país.

Últimas notícias