Comunicação

Companhias de telecomunicações de EUA e Cuba terão conexão direta

Ao fazer o anúncio da reaproximação entre os dois países, Obama disse que as empresas de telecomunicações poderiam oferecer serviços a Cuba, que se declarou disposta a recebê-los

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 20/02/2015 às 14:40
Foto: YAMIL LAGE / AFP
Ao fazer o anúncio da reaproximação entre os dois países, Obama disse que as empresas de telecomunicações poderiam oferecer serviços a Cuba, que se declarou disposta a recebê-los - FOTO: Foto: YAMIL LAGE / AFP
Leitura:

A companhia americana IDT Domestic Telecom e o monopólio estatal cubano de telecomunicações Etecsa fizeram o primeiro acordo de "interconexão direta" entre Estados Unidos e Cuba, outro passo no processo de normalização das relações bilaterais, informou nesta sexta-feira a empresa cubana.  

"A Etecsa e a companhia norte-americana IDT Domestic Telecom, Inc. han concluíram as negociações, com o objetivo de firmar um Acordo de Serviços para a Operação de Telecomunicações Internacionais, que permitirá a interconexão direta entre Estados Unidos e Cuba", segundo um comunicado da empresa publicado no jornal oficial cubano Granma.

A empresa cubana destacou, sem dar detalhes, que "o restabelecimento das comunicações diretas entre os Estados Unidos e Cuba, permitirá maiores facilidades e qualidades nas comunicações entre os povos de ambas as nações".

"Esperam-se as aprovações correspondentes das autoridades norte-americanas para a sua posterior implementação", acrescentou a Etecsa.

No dia 17 de dezembro os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram a reaproximação de EUA e Cuba após meio século de relações diplomáticas rompidas. Em 22 de janeiro foi celebrada em Havana a primeira rodada de negociações de alto nível em 35 anos. A segunda rodada será 27 de fevereiro em Washington.

Ao fazer o anúncio, Obama disse que as empresas de telecomunicações poderiam oferecer serviços a Cuba, que se declarou disposta a recebê-los.

Nos últimos cinquenta anos, as telecomunicações geraram tensões entre os dois países. A ilha estava privada de se connectar a cabos submarinos norte-americanos por causa do embargo imposto por Washington ao regime comunista em 1962.

Últimas notícias