Energia

Negociações sobre programa nuclear do Irã não avançam em assuntos chave

As negociações buscam um acordo global que autorize algumas atividades nucleares civis, mas que impeça o acesso de Teerã à arma atômica

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 23/02/2015 às 8:41
Foto: ATTA KENARE / AFP
As negociações buscam um acordo global que autorize algumas atividades nucleares civis, mas que impeça o acesso de Teerã à arma atômica - FOTO: Foto: ATTA KENARE / AFP
Leitura:

As negociações entre Teerã e as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano ainda não deram resultado sobre as questões chave, declarou o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Abas Araghchi, citado nesta segunda-feira pela televisão estatal.

"Ainda há um abismo, as divergências existem, todas as partes negociam com seriedade e determinação (...) mas ainda não alcançamos soluções completas sobre questões chave", afirmou Araghchi após uma reunião de três horas entre o chefe da diplomacia americana, John Kerry, e seu colega iraniano Mohamad Javad Zarif, no domingo em Genebra.

O secretário americano de Energia, Ernest Moniz, e o presidente da Organização Iraniana de Energia Atômica, Ali Akbar Salehi, também participaram do encontro.

Outra reunião foi realizada entre representantes de Teerã e países do chamado grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) em nível de vice-ministros e diretores políticos.

"Em muitos contextos, as negociações abordaram os detalhes (...). Em alguns casos, foram encontradas soluções e chegou o momento de tomar decisões políticas. Por isso, são necessários contatos ao mais alto nível entre ambas as partes", acrescentou Araghchi.

Nesta segunda-feira as negociações prosseguirão, em particular entre Zarif e Kerry.

O Irã e o grupo 5+1 entraram em acordo sobre um calendário em duas etapas para fechar um acordo político até 31 de março, e negociar os detalhes técnicos até 1 de julho. Mas Teerã exige agora um único pacto que inclua o aspecto político e os detalhes.

As negociações buscam um acordo global que autorize algumas atividades nucleares civis, mas que impeça o acesso de Teerã à arma atômica. Em troca, os países ocidentais devem levantar as sanções internacionais que prejudicam a economia iraniana.

O Irã sempre negou querer fabricar uma bomba atômica, afirmando que seu programa é pacífico.

Últimas notícias