Investigações

Argentina quer que EUA usem pacto nuclear para esclarecer ataque de 1994

O ministro de Relações Exteriores do país divulgou uma carta que enviou ao seu homólogo nos Estados Unidos

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 17/02/2015 às 19:35
Foto: CHRISTOF STACHE / AFP
O ministro de Relações Exteriores do país divulgou uma carta que enviou ao seu homólogo nos Estados Unidos - FOTO: Foto: CHRISTOF STACHE / AFP
Leitura:

Em meio à complicada investigação da morte do procurador Alberto Nisman, o governo argentino teve uma ideia inusitada. O ministro de Relações Exteriores do país, Hector Timerman, divulgou nesta terça-feira (17) uma carta que enviou ao seu homólogo nos Estados Unidos, John Kerry, pedindo que a investigação do caso seja incluída nas negociações de um pacto nuclear entre Estados Unidos e Irã.

"Eu lhe peço que a questão da Amia [nome do centro comunitário] seja incluída nas negociações com a República Islâmica do Irã", diz a carta.

De acordo com documentos redigidos pelo procurador dias antes de ser encontrado morto, Cristina teria aliviado acusações contra o Irã na investigação de um atentado à bomba em um centro comunitário judaico, em 1994, com o objetivo de fechar um acordo comercial trocando grãos argentinos por petróleo iraniano.

A morte de Nisman chocou a Argentina, a poucos meses de uma eleição presidencial em que Cristina não poderá concorrer e num ambiente econômico à beira da recessão.

Dia a dia, aumenta a pressão sobre Fernández para dar um jeito de se livrar do escândalo a tempo de ajudar na campanha de um possível sucessor. A eleição ocorre em outubro.

Washington, a 8.400 quilômetros de distância dos problemas políticos internos da Argentina, têm até agora concentrado as negociações no programa atômico do Irã, um assunto já bastante complexo por si.

Nesse contexto, é bastante difícil que os Estados Unidos ou outras potências que participam das negociações --Grã-Bretanha, China, França, Alemanha e Rússia-- aceitem incluir um ataque terrorista de 1994 em meio às negociações nucleares.

Na carta enviada a Kerry e em outra, enviada ao ministro das Relações Exteriores de Israel, Timerman declarou que a Argentina tinha "grande preocupação" com a possibilidade de outros países usarem a Argentina como teatro para seus conflitos.

Em condição de anonimato, uma autoridade do país disse que o governo argentino acredita que Nisman tenha sido influenciado por espiões norte-americanos e israelenses em sua investigação.


Últimas notícias