Petróleo

Obama oferece cooperação energética a líderes do Caribe

O acordo prevê diferentes condições segundo o preço internacional do petróleo, em uma escala entre 15 e 150 dólares, que dá maiores benefícios para o preço mais elevado

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 09/04/2015 às 20:53
Foto: State Department / Public Domain
O acordo prevê diferentes condições segundo o preço internacional do petróleo, em uma escala entre 15 e 150 dólares, que dá maiores benefícios para o preço mais elevado - FOTO: Foto: State Department / Public Domain
Leitura:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta quinta-feira a líderes caribenhos uma alternativa de energia limpa para que seus países reduzam a dependência do petróleo venezuelano, em uma visita à Jamaica, antes da sua participação na Cúpula das Américas, no Panamá.

"Esta região tem alguns dos custos de energia mais altos do mundo", disse Obama em reunião nesta quinta-feira com a Caricom - bloco de 15 nações do Caribe - observando que os Estados Unidos poderiam ajudar a reduzir este fardo. 

"Se conseguirmos reduzir esses custos através do desenvolvimento de energia limpa e aumento da eficiência energética, poderíamos gerar mais investimento e crescimento", ponderou Obama. 

A administração Obama anunciou 20 milhões de dólares em financiamento para desenvolver projetos de energia limpa na região, bem como a criação de um grupo de trabalho sobre segurança energética.

A Casa Branca está disposta a oferecer uma alternativa para o fornecimento de petróleo feito pela Venezuela em condições vantajosas, atraindo muitas das menores economias da região.

Desde 2005 a Petrocaribe, iniciativa da estatal venezuelana PDVSA, oferece a 17 países do ?Caribe e América Central termos favoráveis ?de pagamento para fornecimento de petróleo bruto: com anos de carência, juros baixos e a capacidade de trocá-lo por produtos agrícolas.

O acordo prevê diferentes condições segundo o preço internacional do petróleo, em uma escala entre 15 e 150 dólares, que dá maiores benefícios para o preço mais elevado.

De modo geral, os países do Caribe importam a maior parte de sua energia e se beneficiaram da queda acentuada dos preços do petróleo.

Mas na medida em que se aprofundam as falhas na economia da Venezuela, que depende exclusivamente de suas exportações de petróleo, os países do Caribe enfrentam condições de pagamento mais rigorosas e suprimentos mais baixos, o que os deixa mais vulneráveis.

Em 2014 a Venezuela exportou 2,37 milhões de barris de petróleo, dos quais 789.000 foram para os Estados Unidos, segundo o Departamento de Energia do país.

Obama viajou quarta-feira para Kingston, na Jamaica, antes de sua viagem para a Cúpula das Américas no Panamá nesta sexta-feira. 

Últimas notícias