Monarquia

Rei da Espanha retira título de duquesa da irmã envolvida em corrupção

Seu título de duquesa foi concedido em 1997 pelo seu pai, o rei Juan Carlos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 12/06/2015 às 14:33
Foto: CRISTINA QUICLER / AFP
Seu título de duquesa foi concedido em 1997 pelo seu pai, o rei Juan Carlos - FOTO: Foto: CRISTINA QUICLER / AFP
Leitura:

O rei da Espanha, Felipe VI, decidiu retirar o título de duquesa concedido pelo pai, em 1997, a sua irmã Cristina, acusada de crime fiscal em um escândalo de corrupção protagonizado por seu marido - informou a Casa Real nessa quinta-feira (11).

"O Diário Oficial do Estado publicará amanhã (sexta-feira) um Decreto Real, pelo qual Sua Majestade, o Rei, revoga o uso do título de Duquesa de Palma de Mallorca em favor de Sua Alteza Real, a Infanta Dona Cristina", informou o Palácio, em um comunicado.

A infanta Cristina de Bourbon, de 49 anos, é acusada de crimes fiscais relacionados aos negócios do marido, o ex-medalhista olímpico de handball e agora empresário Iñaki Urdangarin.

Seu título de duquesa foi concedido em 1997 pelo rei Juan Carlos. Ela é a sexta na linha de sucessão ao trono da Espanha.

O início do julgamento de Cristina ainda será marcado.

Urdangarin, de 47 anos, é suspeito de ter usado sua posição na família Real para obter contratos de dois governos regionais, nas ilhas Balneares e em Valença, mediante a organização sem fins lucrativos Instituto Noos, presida por ele. O montante envolvido chega a 6,1 milhões de euros (6,6 milhões de dólares).

Depois de quatro anos de uma investigação que contribuiu para o desgaste da imagem da monarquia espanhola e para a abdicação do então rei Juan Carlos I, em junho de 2014, o juiz José Castro ordenou, em 22 de dezembro passado, a acusação formal da irmã de Felipe VI, pela primeira vez na história da monarquia espanhola.

O juiz José Castro suspeita de que a infanta Cristina tenha cooperado "ativamente" com Urdangarin, utilizando uma parte do dinheiro para fins pessoais, por intermédio da empresa fantasma Aizoon.

O casal é dono da Aizoon e compartilha igualmente seu controle acionário.

"Eu não me lembro", "eu não sei de nada", "eu desconheço", "eu não sabia", respondeu Cristina durante o interrogatório de mais de cinco horas realizado em fevereiro de 2014 antes de seu indiciamento.

Ela afirma que confiava inteiramente em seu marido, que não estava envolvida em seus negócios e que apenas assinava o que ele pedia para assinar.

Seus advogados anunciaram, em um documento apresentado em abril à justiça e citado por vários meios de comunicação, que Cristina alegaria desconhecer os fatos durante o julgamento. Um total de 17 pessoas deve comparecer perante o tribunal de Palma de Mallorca, em uma data ainda não fixada.

Filho único de Juan Carlos, Felipe, de 47 anos, subiu ao trono espanhol em 10 de junho de 2014 após a abdicação de seu pai, cuja popularidade caiu em razão de um acúmulo de escândalos.

Felipe VI assumiu o compromisso de restaurar o prestígio da Coroa espanhola, prometendo uma "conduta honesta e transparente".

Últimas notícias