Energia Atômica

Chefe da AIEA viaja ao Irã em meio a negociações sobre programa nuclear

Presidente iraniano, Hassan Rohani, e também com o presidente do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamjani, participam da reunião com o chefe da AIEA

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 01/07/2015 às 11:47
Leitura:

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, viajará nesta quarta-feira a Teerã, num momento em que as grandes potências e o Irã negociam um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Yukiya Amano se reunirá na quinta-feira com o presidente iraniano, Hassan Rohani, e também com o presidente do Conselho Supremo de Segurança Nacional, Ali Shamjani, segundo a AIEA e a agência iraniana IRNA.

Amano partirá na tarde desta quarta-feira rumo a Teerã para falar com as autoridades iranianas sobre "a cooperação entre a AIEA e a República Islâmica do Irã" e "a maneira de acelerar todas as questões em suspenso, em particular a Possível Dimensão Militar (PMD)" do programa nuclear iraniano, afirmou um comunicado da organização com sede em Viena.

Por sua vez, os ministros das Relações Exteriores de China e França, Wang Yi e Laurent Fabius, e a responsável pela diplomacia europeia, a italiana Federica Mogherini, viajarão na quinta-feira a Viena para participar das negociações sobre o programa nuclear iraniano, indicaram fontes diplomáticas.

O grupo 5+1 (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China, além da Alemanha) e o Irã finalizam em Viena as negociações sobre o programa nuclear iraniano. As negociações deveriam ter terminado em 30 de junho, mas as partes decidiram prolongá-las até 7 de julho. A AIEA teria um grande papel no controle e verificação de um eventual acordo entre o Irã e o grupo 5+1.

A AIEA suspeita que o Irã desenvolveu pesquisas, ao menos até 2003, para fabricar uma bomba atômica, razão pela qual quer ter acesso às instalações e aos cientistas envolvidos nestes trabalhos. O Irã sempre desmentiu querer se dotar de um arsenal atômico e afirmou que os documentos nos quais a AIEA se baseia são falsos.

"O objetivo da viagem de Yukiya Amano é falar das atividades passadas e ouvir as propostas iranianas para resolver as divergências", acrescentou a IRNA, citando uma fonte próxima às negociações. A visita de Amano é realizada a pedido do Irã, informou por sua vez a ISNA, outra agência de notícias iraniana.

Últimas notícias