Crise Grega

Após vencer eleição, Alexis Tsipras faz juramento como premiê da Grécia

Tsipras começou a trabalhar nesta segunda na formação de um governo encarregado de aplicar as reformas econômicas exigidas pelos credores em troca de mais financiamento

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 21/09/2015 às 18:54
Foto: LOUISA GOULIAMAKI/ AFP
Tsipras começou a trabalhar nesta segunda na formação de um governo encarregado de aplicar as reformas econômicas exigidas pelos credores em troca de mais financiamento - FOTO: Foto: LOUISA GOULIAMAKI/ AFP
Leitura:

Alexis Tsipras prestou juramento nesta segunda-feira (21) como primeiro-ministro da Grécia ante o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, depois de vencer com folga as eleições legislativas de domingo.

Em uma cerimônia civil no palácio presidencial, no centro de Atenas, o líder do partido de esquerda Syriza jurou "guardar a Constituição e as leis do país".

Tsipras começou a trabalhar nesta segunda na formação de um governo encarregado de aplicar as reformas econômicas exigidas pelos credores em troca de mais financiamento.

Ele vai participar em uma reunião com o chefe do partido de direita Gregos Independentes, Panos Kammenos, com quem repetirá a coalizão formada em janeiro, quando venceu pela primeira vez.

Juntos, terão uma maioria de 155 deputados no Parlamento, em um total de 300.

Tsipras se impôs com uma vitória esmagadora nas eleições de domingo e ganhou sua aposta de convocar novas eleições para recuperar impulso político depois de concluir o terceiro plano de resgate do país.

Ele se comprometeu a cumprir as condições do novo resgate, de aproximadamente 86 bilhões de euros e previsto para três anos.

Prometeu, no entanto, que sua aplicação buscará proteger os mais vulneráveis e que lutará pela redução da dívida pública pública do país, que com o novo plano chegará a 200% do PIB.

Com cerca de 90% dos votos apurados, o partido de esquerda Syriza, liderado pelo ex-primeiro-ministro, teve 35,53% dos votos, com vantagem de mais de sete pontos sobre seu grande rival Nova Democr

Últimas notícias