PALESTINA

Israel suspende relações diplomáticas com órgãos da União Europeia

A decisão da União Europeia tem sido avaliada por Israel como parte de um crescente movimento internacional de boicote ao país.

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 29/11/2015 às 20:16
Foto: DAN BALILTY / POOL / AFP
A decisão da União Europeia tem sido avaliada por Israel como parte de um crescente movimento internacional de boicote ao país. - FOTO: Foto: DAN BALILTY / POOL / AFP
Leitura:

O primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou neste domingo (30) que o Ministério de Relações Exteriores do país suspenda as relações diplomáticas com órgãos da União Europeia envolvidos nas discussões do processo de paz com a Palestina. A medida foi tomada em reação à decisão do bloco, anunciada no dia 11 de novembro, de rotular as exportações do país provenientes de territórios ocupados, dentre os quais a Cisjordânia.

Netanyahu afirmou que o ministério fará uma reavaliação do envolvimento de instituições do bloco em "tudo o que estiver relacionado a processos diplomáticos". "Até que a reavaliação seja concluída, a ordem é de suspensão das relações diplomáticas com a União Europeia e seus representantes para este tema (da diplomacia)", afirmou. Um oficial da União Europeia que não quis ser identificado disse apenas que o grupo ainda está avaliando o efeito do anúncio. 

No início deste mês, a União Europeia estabeleceu diretrizes para a rotulagem de produtos produzidos em assentamentos israelenses na Cisjordânia. Uma delas é a de que estes bens deveriam ser rotulados de forma especial, sem a informação de que foram fabricados em Israel. 

O país reagiu, qualificando a medida como discriminatória. Já a UE justificou a decisão afirmando que se trata de uma questão técnica, com a proposta de esclarecer a origem dos produtos. Na ocasião, Netanyahu alertou que a rotulagem dos produtos israelenses pelo bloco poderia levar a questionamentos futuros, por parte de Israel, sobre o papel da União Europeia em negociações de paz. 

O anúncio feito por Israel ocorre em um momento conturbado entre israelenses e palestinos. Neste domingo, foram registrados dois ataques a faca promovidos por palestinos, ferindo uma mulher e um policial. Uma das pessoas que promoveu o ataque foi morta a tiros. 

Ataques desta natureza vêm ocorrendo há cerca de dois meses, após tensões em um local sagrado em Jerusalém. Desde então, 19 israelenses e 97 palestinos já morreram, incluindo 62 apontados por israelenses como autores dos ataques. 

A decisão da União Europeia tem sido avaliada por Israel como parte de um crescente movimento internacional de boicote ao país. Alguns representantes de Israel chegaram a acusar o bloco de antissemita. 

A União Europeia, de sua parte, declarou ser contra boicotes e afirmou que a medida faz parte de uma política de proteção do consumidor europeu. Produtos provenientes de assentamentos judaicos, como azeite, cosméticos e vinhos, respondem por um porcentual pequeno das exportações de Israel para a Europa. 

Israel ocupa territórios na Cisjordânia e no leste de Jerusalém desde 1967. A partir daquele ano, o país começou a construir assentamentos nestas localidades. Os palestinos reivindicam ambos os territórios como partes de um futuro Estado Palestino, posição que conta com o apoio da maior parte das nações do mundo.

Últimas notícias