ELEIÇÕES AMERICANAS

Prova para Trump e Clinton em novo dia de primárias nos EUA

O dia promete responder algumas interrogações no processo das primárias, se prolonga até junho

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 20/02/2016 às 16:36
Foto: SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
O dia promete responder algumas interrogações no processo das primárias, se prolonga até junho - FOTO: Foto: SPENCER PLATT / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

Donald Trump espera um triunfo, Hillary Clinton, uma vitória, mesmo que apertada: os eleitores republicanos da Carolina do Sul e os democratas de Nevada votam neste sábado (20) nas primárias para as presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

As mesas de votação na Carolina do Sul abriram de manhã cedo e fecharão às 19h00 locais (22h00 de Brasília), e em Nevada os democratas foram convocados aos caucus (assembleias de eleitores) a partir das 11h00 locais (17h00 de Brasília). 

O dia promete responder algumas interrogações no processo das primárias, se prolonga até junho e de onde sairão os candidatos à Casa Branca dos partidos Democrata e Republicano. que

Se afunilará o grupo de pré-candidatos republicanos? No começo chegaram a ser 17, mas agora só restam seis sobreviventes das primárias em Iowa e em New Hampshire, os primeiros dois estados que se pronunciaram.

Com um adesivo com as cores da bandeira americana e a frase "Eu votei", Tim Nielson, de 56 anos, saiu do centro de votação de Mount Pleasant após ter dado seu apoio ao multimilionário Trump, que lidera as pesquisas entre os republicanos.

Se chegar à Casa Branca, Trump "quiçá possa começar a mudar as coisas", declarou.

Mas a perspectiva de um governo do grandíloquo multimilionário preocupa Edwin Pealstine, um aposentado dono de um restaurante. Se Trump ganhar em novembro, "tenho uma bela casa na praia nas Bahamas", ironizou este republicano que votou no governador de Ohio, John Kasich.

O senador Ted Cruz pisa nos calcanhares de Trump. Cruz é o ultraconservador preferido pela direita cristã evangélica que venceu em Iowa e que dá por certo continuar na competição, aconteça o que acontecer na Carolina do Sul.

Os candidatos restantes - Kasich, o senador de origem cubana Marco Rubio, o ex-governador da Flórida Jeb Bush e o médico aposentado Ben Carson - esperam obter um resultado honrável neste dia que justifique manter suas campanhas.

As pesquisas dão uma vantagem a Rubio, filho de imigrantes cubanos, para quem um segundo lugar poderia significar uma vitória. A popular governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, e muitos outros líderes do estado deram seu apoio ao aspirante mais jovem à Casa Branca, de 44 anos.

Sanders anuncia a revolução

Hillary Clinton tem a obrigação de ganhar o caucus em Nevada para elevar a moral de seus partidários, depois da significativa derrota em New Hampshire para o senador Bernie Sanders, cujo discurso anti-elitista e anti-Wall Street tem feito eco entre os jovens democratas.

Embora a ex-secretária de Estado tenha um forte apoio de seu partido, que praticamente prevê sua vitória na convenção democrata de julho, seu objetivo é deter a ascensão de Sanders o quanto antes.

Clinton ganhou em 2008 de Barack Obama em Nevada, onde conta com o apoio das comunidades negra, hispânica e asiática, que representam cerca da metade dos habitantes.

"Nevada é mais representativo da população americana que Iowa ou New Hampshire", explicou à AFP Michael Green, professor de história da Universidade de Las Vegas. "Os candidatos que passam dessas primeiras etapas estão prontos para enfrentar o tipo de eleitorado que votará nas presidenciais", declarou.

As pesquisas são pouco confiáveis para os caucus, por isso nada está definido.

"Em 10, 20 ou 30 anos, as pessoas se lembrarão do que ocorreu em Nevada e dirão que aqui começou a revolução política", disse Sanders em um ato de campanha na noite de sexta-feira próximo a Las Vegas.

O caucus republicano em Nevada será na próxima terça-feira, enquanto o democratas terão suas primárias na Carolina do Sul no sábado seguinte.

Em 1º de março ocorrerá a chamada "Super Terça", quando onze estados se pronunciarão.

 

Últimas notícias