CANADÁ

Canadá declara estado de emergência em comunidade indígena por aumento de suicídios

Em março, foram reportadas 28 tentativas e nos primeiros 9 dias de abril ocorreram 11 tentativas de suicídio

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 11/04/2016 às 9:09
Foto: AFP
Em março, foram reportadas 28 tentativas e nos primeiros 9 dias de abril ocorreram 11 tentativas de suicídio - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O governo canadense deve enfrentar mais uma vez a multiplicação de suicídios ou tentativas nas comunidades indígenas com a declaração do estado de emergência em uma pequena comunidade de Ontário (centro).

Na noite de domingo, o primeiro-ministro Justin Trudeau indicou em uma mensagem na rede Twitter que seu governo seguia disposto a "buscar melhorar as condições de vida dos nativos". 

O chefe do povoado de Attawapiskat, Bruce Shisheesh, advertiu sobre a proliferação de tentativas de suicídio em sua reserva de 2.000 pessoas, isolada no norte de Ontário, perto da Baía de James.

Charlie Angus, membro local do Partido Democrático (NPD, esquerda), pediu uma ação vigorosa dos responsáveis pelos serviços sociais e de saúde do governo liberal.

A ministra da Saúde, Jane Philpott, se manifestou "profundamente entristecida" pela multiplicação das tentativas de suicídio e disse no domingo que seus funcionários e os interlocutores sociais trabalhariam "para encontrar soluções".

Segundo o chefe Bruce Shisheesh citado pela rádio pública Radio Canadá, houve quase uma centena de tentativas de suicídio nos últimos seis meses com piora nas últimas semanas. Em março, foram reportadas 28 tentativas e nos primeiros 9 dias de abril ocorreram 11 tentativas de suicídio, disse o líder indígena.

Últimas notícias