VAZAMENTO

Putin admite veracidade dos "Panama Papers", mas denuncia provocações

Segundo Putin, a investigação só tenta criar uma "confusão" sobre as atividades de seus amigos

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 14/04/2016 às 14:11
Foto: AFP
Segundo Putin, a investigação só tenta criar uma "confusão" sobre as atividades de seus amigos - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O presidente russo Vladimir Putin reconheceu nessa quinta-feira (14) a veracidade dos "Panama Papers", em que aparecem citadas pessoas muito próximas a ele. Putin argumentou, contudo, que os documentos não revelam qualquer ilegalidades e acusou os Estados Unidos de estarem por trás dessas "provocações".

"Embora pareça estranho, essa informação é confiável. Mas se tem a impressão de que não vem de jornalistas, e sim de juristas", disse Putin durante uma sessão de perguntas e respostas retransmitida por televisão.

"Concretamente não acusam ninguém de nada", afirmou. 

Segundo Putin essa investigação, que revelou a existência de milhares de sociedades em paraísos fiscais no nome de políticos e personalidades do mundo, só tenta criar uma "confusão" sobre as atividades de seus amigos, dando a entender que "beneficiam o presidente".

Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), que obteve documentos vazados do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca, várias pessoas próximas a Putin, entre elas o violinista Serguei Rolduguin, esconderam no exterior cerca de 2 bilhões de dólares (1,75 bilhão de euros).

"Quem faz essas provocações? Sabemos que se trata de funcionários de organizações oficiais americanas", disse Putin, destacando que o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, o primeiro a receber os documentos vazados, "pertence a uma holding de meios de comunicação do grupo financeiro americano Goldman Sachs".

Putin defendeu novamente seu amigo Rolduguin, que conhece desde os anos 1970,  e garantiu que no ele "não tem nada" e que, inclusive, está endividado.

Últimas notícias