APPLE

Apple investe US$ 1 bilhão no Didi Chuxing, concorrente chinês do Uber

A empresa precisa lidar com o êxito do Uber, que chegou à China no início de 2014 e que se desenvolve através de colossais investimentos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/05/2016 às 9:59
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
A empresa precisa lidar com o êxito do Uber, que chegou à China no início de 2014 e que se desenvolve através de colossais investimentos - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

A gigante americana Apple investiu 1 bilhão de dólares no aplicativo chinês de reserva de táxis Didi Chuxing, número um do país, anunciou nesta sexta-feira (13) a companhia, rival da americana Uber.

Realizada por ocasião de uma grande arrecadação de fundos, esta injeção é "o investimento individual mais importante" que Didi já recebeu, o que torna o grupo californiano um de seus investidores estratégicos, indicou o grupo chinês que opera o aplicativo em um comunicado.

Didi Chuxing, apoiado pelos gigantes chineses da internet Alibaba e Tencent, afirma que domina 99% do mercado chinês de reservas de táxis on-line e mais de 85% do de reservas de veículos privados com motorista, com 300 milhões de usuários registrados.

No entanto, a empresa precisa lidar com o êxito do Uber, que chegou à China no início de 2014 e que se desenvolve através de colossais investimentos, necessários para subsidiar os trajetos de seus clientes e aumentar, assim, sua base de usuários.

O Uber, que principalmente recebeu o apoio do Baidu, outro gigante chinês da internet, anunciou recentemente que perdia 1 bilhão de dólares ao ano na China.

Para enfrentá-lo, o Didi arrecadou bilhões de dólares no ano passado. "O apoio fornecido pela Apple nos dá um ânimo enorme", comemorou nesta sexta-feira Cheng Wei, fundador e diretor do Didi.

Por sua vez, o diretor da Apple, Tim Cook, citado pela agência oficial de notícias chinesa, disse: "Decidimos por este investimento por várias razões estratégicas, que incluem a oportunidade de aprender, em primeiro lugar, sobre vários setores do mercado" local.

Últimas notícias