JAPÃO

Barack Obama deposita coroa de flores em cenotáfio de Hiroshima

O memorial contém dezenas de volumes onde estão escritos os nomes das vítimas da bomba nuclear lançada sobre a cidade por um avião americano no dia 6 de agosto de 1945

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/05/2016 às 6:42
Foto: JIM WATSON / AFP
O memorial contém dezenas de volumes onde estão escritos os nomes das vítimas da bomba nuclear lançada sobre a cidade por um avião americano no dia 6 de agosto de 1945 - FOTO: Foto: JIM WATSON / AFP
Leitura:

Barack Obama depositou nesta sexta-feira (27) uma coroa de flores no cenotáfio de Hiroshima, que contém dezenas de volumes onde estão escritos os nomes das vítimas da bomba nuclear lançada sobre a cidade por um avião americano no dia 6 de agosto de 1945.

Obama, que chegou ao local pouco antes na companhia do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, se converte, assim, no primeiro presidente americano em exercício a visitar o Parque do Monumento da paz em Hiroshima para prestar homenagem aos 210.000 japoneses mortos pelo fogo nuclear.

"Há 71 anos, a morte caiu do céu", declarou Obama ao iniciar seu discurso diante de milhares de habitantes da cidade, entre eles alguns sobreviventes dos ataques nucleares.

Em seu discurso, o presidente americano prestou homenagem a "todos os inocentes" mortos durante a Segunda Guerra Mundial e defendeu um mundo sem armas nucleares.

No dia 6 de agosto, o exército americano lançou sobre Hiroshima a primeira bomba atômica da história, seguida três dias mais tarde pela de Nagasaki.

A utilização da arma nuclear, produto do Projeto Manhattan realizado no mais absoluto sigilo durante anos, precipitou a capitulação do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Últimas notícias