CONFLITO

Começa na Síria uma trégua cheia de interrogações

O acordo estipula um primeiro cessar-fogo de 48 horas a partir das 19H00 local (13H00 de Brasília), desta segunda (12), nas regiões que não estão em mãos de extremistas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/09/2016 às 15:22
Foto: MOHAMAD ABAZEED / AFP
O acordo estipula um primeiro cessar-fogo de 48 horas a partir das 19H00 local (13H00 de Brasília), desta segunda (12), nas regiões que não estão em mãos de extremistas - FOTO: Foto: MOHAMAD ABAZEED / AFP
Leitura:

Uma trégua negociada por Washington e Moscou entrou em vigor na tarde desta segunda-feira (12) na Síria, apesar de ser recebida com ceticismo a respeito de seu cumprimento ou não.

O acordo estipula um primeiro cessar-fogo de 48 horas a partir das 19H00 local (13H00 de Brasília) desta segunda nas regiões que não estão em mãos de extremistas como os do grupo Estado Islâmico (EI).

O exército sírio anunciou imediatamente a suspensão de suas operações militares até a meia-noite do próximo domingo.

Mesmo assim, a oposição ainda não havia expressado formalmente seu consentimento em relação ao acordo.

O cessar-fogo tentará mais uma vez por fim ao derramamento de sangue que desde 2011 atinge a Síria, além de permitir conceder ajuda humanitária a milhares de civis.

Durante o dia, ocorreram vários bombardeios em Aleppo e os combates prosseguiam, segundo correspondentes da AFP, nesta cidade, dividida desde 2012 em duas zonas, uma nas mãos dos rebeldes e outra controlada pelo regime.

Pouco antes que começasse a trégua, o general russo Sergei Rudskoi afirmou que o cessar-fogo alcançaria todo o país, mas que Moscou continuará atacando "objetivos terroristas".

Se o cessar-fogo for mantido por uma semana, Rússia e Estados Unidos iniciarão - de forma inédita - ataques conjuntos contra os extremistas do EI, e da Frente Fateh Al Sham, ex-Frente al Nusra, facção síria da Al-Qaeda.

Depois de várias tentativas infrutíferas, principalmente a de fevereiro passado, persistem muitas incertezas sobre a possibilidade de se por fim a uma guerra que já deixou 290.000 mortos e expulsou de seus lares milhões de sírios.

Reconquista

O presidente sírio Bashar al Assad  de certa forma reduziu as esperanças de um rápido cessar dos combates ao declarar nesta segunda que quer recuperar todo o território que ainda não está sob controle de seu regime.

"O Estado sírio está determinado a recuperar todas as regiões que estão nas mãos dos terroristas e a restabelecer a segurança", declarou Assad à imprensa estatal durante uma visita ao ex-reduto rebelde de Daraya, perto de Damasco.

O regime utiliza a palavra "terrorista" para fazer referência a rebeldes e jihadistas.

"Existem aqueles que têm ilusões e há cinco anos não se livraram das ilusões", afirmou o presidente sírio, a respeito da oposição, de acordo com declarações divulgadas pela agência oficial Sana.

"Alguns apostavam em promessas do exterior", disse, em referência aos apoiadores da oposição, como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Arábia Saudita ou Turquia.

"Estas promessas não se concretizarão", concluiu.

Garantias

A oposição síria, por sua vez, pediu garantias sobre a aplicação da trégua.

"Queremos saber quais são as garantias. Esperamos que existam garantias e pedimos garantias especialmente dos Estados Unidos, que é parte envolvida no acordo de trégua", afirmou à AFP Salem al-Muslet, porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN) da oposição síria.

O anúncio da trégua na sexta-feira aconteceu após semanas de negociações entre Estados Unidos e Rússia, que apoiam respectivamente a rebelião e o regime, e no momento em que os insurgentes passam por dificuldades militares, depois de uma derrota na última batalha de Aleppo.

"Estamos revisando completamente (o acordo). É realmente importante conhecer os níveis de compromisso de todas as partes no acordo, especialmente os Estados", disse Muslet.

"Qual é a definição escolhida para "terrorismo" e qual será a resposta em caso de violação?", questiona.

O influente grupo rebelde islamita sírio Ahrar al-Sham, por sua vez, rejeitou o acordo de trégua entre Estados Unidos e Rússia, alegando que servirá apenas para "reforçar" o governo de Damasco e "aumentar o sofrimento" do povo.

Ahrar al-Sham foi o primeiro grupo rebelde a reagir oficialmente ao acordo firmado esta semana entre russos e americanos, em Genebra. Os demais grupos rebeldes - islamitas e não islamitas - e a oposição política ainda não deram uma resposta oficial.

"O povo (sírio) não pode aceitar soluções pela metade", afirmou Ali el Omar, subcomandante-geral do grupo, em discurso divulgado no YouTube por ocasião da Aid al-Adha, a Festa do Sacrifício, que se celebra amanhã.

"O acordo russo-americano (...) faz evaporar todos os sacrifícios e avanços do nosso povo em revolta. Apenas contribui para reforçar o governo e encurralar militarmente a revolução", denunciou.

Ele rejeitou ainda o segundo ponto do acordo, em virtude do qual Washington deveria convencer os rebeldes a se dissociar de um importante aliado extremista - a Frente Fateh al-Sham (ex-Frente Al-Nusra). Este último, afetado pelo acordo apenas de forma indireta, também reagiu no Twitter.

"É simples. O acordo russo-americano trata da eliminação daqueles que protegem os sírios", indicou Mostafa Mahamed, um de seus porta-vozes, referindo-se ao grupo.

Últimas notícias