DOENÇA

Não acreditava que era algo sério, diz Hillary sobre pneumonia

Os comentários feitos ao canal de televisão norte-americano CNN foram os primeiros desde que ela revelou ter contraído a doença

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 13/09/2016 às 10:47
Foto: Robyn Beck/AFP
Os comentários feitos ao canal de televisão norte-americano CNN foram os primeiros desde que ela revelou ter contraído a doença - FOTO: Foto: Robyn Beck/AFP
Leitura:

Quando Hillary Clinton foi diagnosticada com pneumonia na última sexta-feira (9), ela informou um punhado de seus conselheiros mais próximos, mas decidiu manter inalterada a programação de campanha e não informar ao público que estava doente. "Eu não acreditava que era algo sério", disse.

Os comentários foram feitos ao canal de televisão norte-americano CNN foram os primeiros desde que ela revelou ter contraído a doença, e reforçam sua predisposição por privacidade Ao mesmo tempo em que seus principais candidatos admitem que foram lentos demais em prover informações sobre o estado de saúde da candidata democrata à Casa Branca, não se sabe quando os próprios foram notificados sobre elas.

Em uma ação com o objetivo de acalmar questões sobre transparência, Hillary afirmou que irá divulgar novas informações sobre seu histórico de saúde nesta semana. Sua campanha procurou também desviar o foco para o adversário na corrida, o republicano Donald Trump, cujo único documento divulgado sobre o tema foi uma carta bastante elogiosa de seu gastroenterologista. Após o incidente de domingo, ele também prometeu divulgar mais informações sobre sua condição de saúde.

A menos de dois meses do dia da eleição, a forma como Hillary lidou com a questão de sua própria saúde fez crescer as dúvidas, entre democratas, sobre o resultado final da corrida eleitoral. Embora o partido dificilmente vá alterar a programação neste momento, muitos estão preocupados com o que consideram ser uma vantagem muito pequena sobre o empresário.

"Se você olhar para como os últimos dois meses foram, me parece que a eleição deveria estar mais encaminhada", afirmou Greg Haas, um estrategista e ex-vice-presidente do partido em Ohio.

Vídeos gravados no domingo mostram Hillary cambaleando e quase caindo enquanto caminhava na direção do veículo que a levaria embora da cerimônia de homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, onde passou mal. Ela foi amparada por três pessoas de seu estafe até chegar ao veículo. Mais tarde, a campanha divulgou que ela ficou desidratada na ocasião e que havia sido diagnosticada com pneumonia dois dias antes.Fonte: Associated Press.

Últimas notícias