TERRORISTAS

O desafio do Telegram, as mensagens criptografadas usadas pelos extremistas

Há seis meses, o extremista francês do EI Rachid Kassim utiliza o app para convocar as pessoas a cometer atentados na França

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/09/2016 às 8:16
Foto: AFP
Há seis meses, o extremista francês do EI Rachid Kassim utiliza o app para convocar as pessoas a cometer atentados na França - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O aplicativo de mensagens criptografadas Telegram, utilizado por um extremista francês para organizar atentados, é considerado um dos sistemas de comunicação preferidos do grupo Estado Islâmico e constitui um enorme desafio para os investigadores e as autoridades.

Disponível desde 2013, este aplicativo gratuito para telefones celulares, que promete "rapidez e segurança", permite trocar mensagens, fotos e vídeos com seus contatos, podendo chegar a um grupo de até 5.000 pessoas ao mesmo tempo. Também é possível criar canais, como no YouTube, para divulgar mensagens.

Há seis meses, o extremista francês do EI Rachid Kassim utiliza esse sistema para convocar seus 330 assinantes a cometer atentados na França, publicando uma lista de alvos.

Entre seus assinantes está o autor do assassinato de um policial e de sua esposa em junho perto de Paris, os assassinos do padre de uma igreja do noroeste da França em julho e também os membros de um comando de mulheres, suspeitas de ter preparado um projeto de atentado com botijões de gás.

O público do Telegram parece limitado, porque o aplicativo restringe o acesso a sua conta, que é feito apenas por convite, para evitar a vigilância das autoridades. No entanto, dezenas de grupos partidários do EI se encarregam de divulgar suas mensagens, multiplicando sua audiência.

"A infiltração (no aplicativo, com pseudônimo) é possível, mas para isso é preciso ser um bom ator e ter grandes conhecimentos culturais e religiosos", explica um investigador.

O EI recomenda o Telegram em suas publicações de propaganda para se esquivar dos radares dos serviços antiterroristas, que não conseguem ter acesso aos dados divulgados, criptografados por uma chave aleatória.

Desafio de 300.000 dólares

O Telegram, cuja empresa matriz se localiza em Berlim, oferece 300.000 dólares a qualquer pessoa que seja capaz de descriptografar suas mensagens.

Com mais de 100 milhões de usuários, este sistema é "a principal rede utilizada pelos extremistas", confirmou em maio o chefe da Direção Geral de Segurança Interna (DGSI), os serviços de inteligência franceses, Patrick Calvar.

"Enfrentamos diariamente o problema da criptografia, da multiplicação dos meios de comunicação e das massas de dados que temos que recolher". Segundo Calvar, a criptografia é "uma questão importante que apenas as convenções internacionais poderão regular".

"Sabemos interceptar os dados quando A fala com B, mas não sabemos decodificar a mensagem porque a chave de criptografia é aleatória e desconhecida pelos próprios sistemas de mensagem, que fazem disso um ativo comercial", explicou um policial.

O Telegram também tem uma função que permite aos seus usuários programar a destruição de mensagens divulgadas, tornando impossível sua compilação.

Outra dificuldade é que os investigadores não sabem a quem dirigir suas demandas judiciais. 

"No Telegram, não sabemos a quem dirigir nossas solicitações, não existe nenhuma identidade jurídica ou um 'departamento de obrigações legais', como na Apple ou Microsoft", lamentou um investigador, o que torna impossível a identificação de um pseudônimo ou de uma conta.

Últimas notícias