Negociação

Governo e Farc retomam diálogo em Cuba para salvar processo de paz

Encontro em Havana tem o objetivo de discutir propostas de ajuste ao acordo que foi rejeitado em um plebiscito em 2 de outubro passado

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 22/10/2016 às 20:15
Foto: Guillermo LEGARIA / AFP
Encontro em Havana tem o objetivo de discutir propostas de ajuste ao acordo que foi rejeitado em um plebiscito em 2 de outubro passado - FOTO: Foto: Guillermo LEGARIA / AFP
Leitura:

O governo colombiano e a guerrilha das Farc começaram a negociar neste sábado (22), em Havana, propostas de ajuste ao acordo que foi rejeitado em um plebiscito em 2 de outubro passado.

O objetivo é tentar salvar o processo de paz na Colômbia.

"Encontro de delegados e de assessores do governo e das Farc em Havana. Começando diálogo construtivo. Vamos pela paz", anunciou em sua página no Twitter a delegação do governo, que também publicou uma foto da reunião em "El Laguito" - um complexo residencial no oeste da capital cubana.

"O ambiente é de otimismo. Vamos pela paz", tuitou o chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Timoleón Jiménez (Timochenko), destacando que as partes estão "buscando pontos de confluência".

Na mesma rede, o principal negociador da guerrilha, Iván Márquez, destacou que, no encontro, "analisam-se pontos de vista de diversos setores da sociedade sobre acordo de paz".

Antes de viajar para Havana na sexta-feira (21), o chefe da delegação oficial, Humberto de la Calle, explicou que o objetivo é debater "ajustes e detalhes com o propósito de conseguir um novo acordo que permita abrir a etapa de consolidação da paz".

Em pronunciamento da Casa de Nariño, o Palácio presidencial, De la Calle admitiu que o processo de paz na Colômbia está "frágil", após o "não" do plebiscito, mas destacou o "ânimo patriótico" que encontrou nas "dezenas" de propostas dos diversos setores políticos e sociais contrários ao acordo final.

Últimas notícias