ELEIÇÕES ESTADOS UNIDOS

Acompanhe em tempo real a projeção dos votos para Hillary e Trump

Cerca de 120 milhões de estadunidenses vão as urnas nesta terça-feira (8) escolher o 45º presidente

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/11/2016 às 17:11
Foto: Agência Lusa
Cerca de 120 milhões de estadunidenses vão as urnas nesta terça-feira (8) escolher o 45º presidente - FOTO: Foto: Agência Lusa
Leitura:

O dia longo de votação nos Estados Unidos definirá quem será o novo presidente do país mais influente do mundo. A democrata Hillary Clinton e o Republicano Donald Trump disputam a vaga na Casa Branca, em Washington. Por meio da ferramenta Vote Castr, mecanismo de projeção de votos em tempo real, é possível conferir a atualização dos resultados.

>>>  Acompanhe em tempo real a votação nos EUA

 



Cerca de 120 milhões de estadunidenses vão as urnas nesta terça-feira (8) escolher o 45º presidente. O sistema de votação do país é indireto e o presidente é eleito por um colégio eleitoral. Os votos dos eleitores de cada estado (ainda que dados para candidatos específicos) servem para eleger os delegados em cada Colégio Eleitoral.

>>> Saiba como funciona a eleição nos EUA

Os 50 estados norte-americanos e mais a capital Washington têm um número definido de delegados no colégio eleitoral, que é proporcional ao tamanho de cada unidade territorial. Como há 538 delegados, para que um candidato ganhe as eleições presidenciais é preciso alcançar metade do total mais um. Ou seja, precisa ter 270 votos.

Resultado

O resultado da eleição, se tudo correr bem, já poderá ser conhecido ao fim do dia de votação, como foi o caso de Barack Obama. As características da legislação e as leis estaduais podem complicar a contagem dos votos e atrasar a decisão final.

 

Flórida, Ohio e Pensilvânia são considerados so estados decisivos pelos candidatos.

Últimas notícias