presidente eleito

Jovenel Moise é confirmado na presidência do Haiti

Resultado da votação, realizada em novembro de 2016 acaba com um longo processo eleitoral iniciado em outubro de 2015

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 04/01/2017 às 7:45
Foto: HECTOR RETAMAL / AFP
Resultado da votação, realizada em novembro de 2016 acaba com um longo processo eleitoral iniciado em outubro de 2015 - FOTO: Foto: HECTOR RETAMAL / AFP
Leitura:

Jovenel Moise foi confirmado nessa terça-feira (3) como presidente eleito do Haiti, com 55,60% dos votos, segundo resultados oficiais publicados no site do Conselho Eleitoral Provisório haitiano. 

O resultado desta votação, realizada em 20 de novembro passado, acaba com um longo processo eleitoral iniciado em outubro de 2015 e que manteve paralisada a vida política deste país do Caribe.

Moise, 48 anos, iniciará seu mandato no próximo dia 7 de fevereiro, sucedendo a Jocelerme Privert, presidente provisório eleito em fevereiro de 2016 pelo Parlamento, após a saída de Michel Martelly.

Primeiro turno das eleições presidenciais do Haiti ocorreu em 2015

O primeiro turno das eleições presidenciais ocorreu em outubro de 2015, dando Moise como vencedor, mas os resultados foram anulados diante de protestos e denúncias de fraude.

Reprogramadas para 20 de novembro, as eleições transcorreram sem maiores incidentes.

Os resultados definitivos publicados nesta terça dão 55,60% dos votos para Moise, do  Partido Haitiano Tet Kale (PHTK); seguido pelo candidato do partido Lapeh, Jude Célestin (19,57%); por Moise Jean Charles, do partido Pitit Dessalines (11,04%); e por Maryse Narcisse, do partido Fanmin Lavalas (9,01%).

A taxa de participação na última eleição foi de apenas 21%.

Há alguns meses, a instabilidade política paralisa a economia do Estado mais pobre do  Caribe, onde mais de 60% dos habitantes sobrevivem com menos de dois dólares por dia, a dívida atinge 2 bilhões de dólares e a falta de investimentos públicos e privados permitirá um crescimento de apenas 1% em 2017, segundo as previsões.

Quase sete anos após o terrível terremoto que matou mais de 200 mil pessoas no Haiti, em janeiro de 2010, ao menos 55 mil haitianos seguem sobrevivendo em acampamentos em condições desumanas, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

O passagem do furacão Matthew, em outubro passado, voltou a ameaçar as esperanças de uma recuperação econômica do Haiti.

Últimas notícias