A estrutura principal da Catedral de Notre-Dame foi salva por bombeiros que foram acionados para conter o incêndio que atingiu o emblemático ponto turístico de Paris nesta segunda-feira (15). "Consideramos agora que a estrutura principal da Notre-Dame foi salva e preservada", afirmou o chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet.
Leia Também
Enquanto lutava para impedir que uma das torres do sino da catedral desmoronasse, um dos profissionais ficou gravemente ferido e é a única vítima relatada.
Segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, "o pior foi evitado" e que "juntos, vamos reconstruir Notre-Dame". Macron também afirmou que será lançada uma campanha internacional de arrecadação para reconstruir a catedral.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, informou que algumas das diversas obras de arte que estavam em Notre-Dame foram realocadas para um local seguro e longe das chamas.
Reformas
De acordo com os bombeiros, possivelmente o incêndio está "potencialmente relacionado" às obras na catedral. Três dias antes, na última sexta-feira (12), 16 estátuas de bronze são utilizadas para adornar os telhados de Notre-Dame foram retiradas para restauração.
As chamas tiveram início às 18h50 (13h50 no horário de Brasília) e cerca de duas horas antes, as 17h, o expediente da equipe que trabalha na reforma havia encerrado.