CHILE

Adolescente morre durante protesto no Chile

Agora, sobe para 23 o número de mortos nos protestos no Chile

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 22/11/2019 às 20:25
Foto: Martin BERNETTI / AFP
Agora, sobe para 23 o número de mortos nos protestos no Chile - FOTO: Foto: Martin BERNETTI / AFP
Leitura:

Um adolescente de 13 anos faleceu durante um protesto na cidade de Arica (norte), aumentando para 23 o número de mortos nas manifestações contra o governo que ocorrem há um mês no Chile, de acordo com dados oficiais divulgados nesta sexta-feira (22). Segundo as forças de segurança, o menor morreu na quinta-feira, após ser atropelado por uma caminhonete quando estava num bloqueio formado por pneus em uma estrada que liga Arica (2.800 km ao norte de Santiago) ao resto do país.

O motorista, que foi detido após o atropelamento, lançou o veículo contra o bloqueio matando o garoto e ferindo uma segunda pessoa.

Manifestações intensas

Na quinta-feira, foram registrados confrontos em Santiago e outras cidades, como Valparaíso, Arica, Antofagasta e Concepción, que deixaram também 128 feridos - incluindo civis e militares - e 767 detidos, de acordo com o  Subsecretário do Interior.

Desde 18 de outubro, quando a começaram os protestos no Chile, 23 pessoas morreram, enquanto mais de 2.000 ficaram feridas. O balanço inclui mais de 200 pessoas que sofreram ferimentos graves nos olhos como resultado de disparos policiais.

O Fato É... debate crise no Chile e na América do Sul

No O Fato É... desta semana, Leonardo Spinelli e Thiago Wagner vão falar sobre os protestos no Chile, os questionamentos da população do país e suas repercussões para a América do Sul, principalmente no que diz respeito ao Brasil.

As eleições na Argentina e os impactos que ela pode trazer para o governo do presidente Jair Bolsonaro também entraram na pauta.

O cientista político Magno Karl, o economista Alan Ghani, o professor de Relações Internacionais Matheus Oliveira e a jornalista chilena Alejandra Jara, do jornal La Tercera, foram os entrevistados. Bom programa.

Últimas notícias