Trump

Trump ameaça impor sanções ao Iraque se tropas americanas forem expulsas

Parlamento iraquiano votou a favor da expulsão de tropas dos EUA

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/01/2020 às 10:01
JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP
Parlamento iraquiano votou a favor da expulsão de tropas dos EUA - FOTO: JOE RAEDLE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP
Leitura:

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou ontem impor sanções ao Iraque se o país exigir que militares americanos deixem o país.

No domingo, o Parlamento iraquiano votou a favor de uma resolução que exige a expulsão de tropas dos EUA, em reação ao ataque aéreo americano no Iraque que matou o principal líder militar do Irã, o general Qassim Suleimani, no fim da semana passada.

"Nós temos lá (no Iraque) uma base aérea que é extraordinariamente cara. Custou bilhões de dólares", disse Trump no avião presidencial, o Air Force One, quando retornava da Flórida para Washington. "Não vamos sair, a menos que nos paguem de volta por ela", acrescentou.

Trump disse ainda que, a menos que os EUA saiam do Iraque de "forma bastante amigável", Washington irá impor aos iraquianos "sanções como eles nunca viram antes". 

 Washington X Teerã

A morte de Soleimani marca uma forte escalada no impasse entre Washington e Teerã, que passou por diversas crises desde que o presidente americano, Donald Trump, se retirou do acordo nuclear de 2015 e impôs sanções ao país persa.

O assassinato, e uma eventual retaliação do Irã, podem acender um conflito que envolve toda a região, colocando em risco as tropas americanas no Iraque, na Síria e em demais territórios.

Últimas notícias