Doença

Número de infectados por coronavírus na China sobe para 830, com 25 mortes

OMS diz que é cedo para declarar emergência global por coronavírus

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/01/2020 às 22:28
Foto: AFP
OMS diz que é cedo para declarar emergência global por coronavírus - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou nesta quinta-feira que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus subiu para 830 e que o total de mortes em decorrência da doença aumentou para 25. No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou não ter registros do vírus no país.

A atualização do órgão chinês também confirmou a primeira morte fora da província de Hubei. A comissão de saúde de Hebei, uma província no norte da fronteira com Pequim, disse que um homem de 80 anos morreu, após mostrar sintomas, ao retornar de uma estadia de dois meses em Wuhan.

Wuhan é a capital de Hubei e foi o epicentro do surto de coronavírus detectado pela primeira vez no mês passado.

O que diz a OMS

Mais cedo, a  Organização Mundial da Saúde (OMS) havia divulgado que ainda é cedo para declarar emergência global em virtude da contaminação de coronavírus em alguns países. O comitê da OMS se reuniu ontem (22) e hoje (23) para definir o nível de gravidade da doença. “Vários membros consideraram que é ainda muito cedo para declarar Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, dada sua natureza restritiva e binária”, declarou a OMS hoje (23) em nota.

>>  Coronavírus pode ter sido transmitido por consumo de sopa de morcego ou carne de cobra, diz estudo

A OMS entende que o sistema de alerta de surtos não é o ideal e que deveriam existir estágios intermediários de alerta. A entidade alerta aos países não afetados que estejam preparados para eventuais providências de contenção, vigilância ativa e medidas de isolamento.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os coronavírus são uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Os coronavírus humanos causam doença respiratória, de leve a moderada, no trato respiratório superior. Os vírus receberam esse nome devido às espículas na sua superfície, que lembram uma coroa.

A fonte do vírus ainda é desconhecida, sendo possivelmente de uma reserva animal, e a extensão da transmissão entre humanos ainda não é clara. Na manhã de hoje, o Ministério da Saúde afastou a existência de casos de coronavírus no país.

Últimas notícias