CORONAVÍRUS

Número oficial de mortos por coronavírus sobe para 213 na China

Pelo menos, 15 países já registraram infecções pelo coronavírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/01/2020 às 20:35
Foto: Michael Tewelde / AFP
Pelo menos, 15 países já registraram infecções pelo coronavírus - FOTO: Foto: Michael Tewelde / AFP
Leitura:

Atualizada às 21h57

O número de vítimas fatais na epidemia viral do coronavírus na China aumentou para 213 pessoas, com 8.900 casos confirmados, anunciou a Comissão Nacional de Saúde nesta quinta-feira (30). De acordo com o último balanço, morreram nesta quinta-feira (30) 43 pessoas na província de Hubei, no centro do país, onde foram reportados 1.200 novos casos em um dia em que a OMS decretou emergência internacional pelo vírus.

>> Ministério da Saúde mantém suspeita de coronavírus em Estado do Nordeste

>> EUA confirmam primeiro caso de transmissão interna de coronavírus

Podcast O Fato É aborda a crise da nova família de vírus vinda da China:

Esse novo balanço sugere que o registro diário de mortos cresce continuamente apesar das medidas de segurança adotadas por toda a região de Hubei há uma semana.

Nesta quinta-feira, funcionários tinham informado um total de 37 vítimas fatais na província, e uma pessoa morta em outra região do país. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência internacional nesta quinta-feira. "Todos devemos atuar juntos para limitar a propagação. Só conseguiremos conter isso se agirmos em conjunto", disse o titular da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante uma coletiva de imprensa em Genebra. 

Ghebreyesus informou que a organização não aprova a proibição de viagens. "A OMS não recomenda e se opõe a qualquer restrição" de viagens ou comércio, ressaltou.  

A China tem tomado medidas extraordinárias para deter a propagação do vírus, como a quarentena de mais de 50 milhões de pessoas em Wuhan e da província de Hubei. Ao menos 15 países já registraram infecções, incluindo o o primeiro caso na Índia.  

Veja mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Últimas notícias