O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, afirmou que a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso prevê um aumento de 30% nos recursos destinados à pasta em 2017 na comparação com 2015. Ele observou que o ministério ficou defasado em algumas áreas depois de sofrer um contingenciamento acima da média das outras pastas em 2016, o que justificou um reforço para o ano que vem. "Agora caberá ao Congresso decidir", afirmou.
Leia Também
- Kassab diz não acreditar que prisão de Cunha vá afetar governo
- Ministro Kassab diz que PEC 241 ''é remédio amargo''
- Lei Geral de Telecomunicações precisa ser atualizada, diz Kassab
- Kassab diz que fusão de ministérios não prejudicará ciência e tecnologia
- Kassab terá que explicar fusão de ministérios em audiência no Senado
- Ministério da Ciência não acabou, diz Kassab
- Kassab quer fortalecer Anatel e pode aumentar atribuições da agência
- Pasta de Ciência 'turbinada' pode ficar com Kassab
- STF recebe investigação que envolve Serra, Kassab e Marta
- Temer recebe Henrique Meirelles e Gilberto Kassab no Palácio do Jaburu
- Dilma reconduz Pansera, Castro e Patrus Ananias e confirma exoneração de Kassab
Kassab negou que a Proposta de Emendas Constitucional (PEC) 241, que limita os gastos públicos, vá gerar mais cortes de verbas para o setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. "Já foi contingenciado um volume grande de recursos neste ano e agora estamos na estabilidade", afirmou.
Ele ainda defendeu a aprovação da PEC no Congresso. "A aprovação da PEC vai gerar estabilidade na economia e proporcionar o retorno do desenvolvimento no futuro próximo", concluiu.
Fórum
O ministro participou nesta sexta-feira (21) do 8º Fórum De Inovação e Tecnologia, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-França. Na ocasião, a cidade de São Paulo recebeu da Embaixada da França o selo "French Tech Hub", que é um reconhecimento pelo ambiente favorável à inovação e troca de conhecimento entre novas empresas e organismos públicos.