Senado

Projeto que reabre repatriação é protocolado no Senado

Projeto, proposto por Renan Calheiros (PMDB-AL), traz taxação mais alta e prazo mais curto para adesão da repatriação

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 08/11/2016 às 18:57
Foto: Agência Brasil
Projeto, proposto por Renan Calheiros (PMDB-AL), traz taxação mais alta e prazo mais curto para adesão da repatriação - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O projeto para reabrir o prazo de repatriação de recursos de brasileiros no exterior foi protocolado na tarde desta terça-feira (8) no Senado Federal. O texto é assinado pela Comissão Diretora da Casa e foi proposto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O projeto traz taxação mais alta e prazo mais curto para adesão.

Como o peemedebista vinha anunciando na última semana, o texto não traz mudanças ao projeto anterior e trata apenas do prazo e da adoção de novas alíquotas. Diferentemente da primeira fase do programa, com porcentual de 15%, desta vez será adotada a alíquota de 17,5% de Imposto de Renda e 17,5% de multa sobre o valor repatriado.

Um prazo mais curto também será praticado. Diferentemente dos mais de 200 dias da primeira fase, desta vez, a repatriação vai acontecer entre 1º de fevereiro e 30 de junho, totalizando 150 dias de adesão ao programa.

O futuro líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), que adiantou as informações, pondera, entretanto, que esse período pode ser ainda menor. No entendimento do ex-ministro do Planejamento, o prazo deveria se encerrar até o fim de março, quando organismos internacionais vão aderir a um programa de transparência e divulgar nomes de pessoas com recursos não declarados à Receita. Após essa divulgação, aqueles que forem citados nas listas estarão impedidos de repatriar, além de ficarem suscetíveis a processos judiciais e multas.

Últimas notícias