ECONTRO

Moro apresenta a governadores pacote anticrime; veja na íntegra

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, são os representantes de PE no encontro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/02/2019 às 10:38
Foto: Isaac Amorim/MJSP
A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, são os representantes de PE no encontro - FOTO: Foto: Isaac Amorim/MJSP
Leitura:

Dez governadores estão reunidos na manhã desta segunda-feira (4) com o ministro da Justiça, Sergio Moro, para apresentação do Projeto de Lei Anticrime que será enviado Congresso Nacional. De acordo com a pasta, estão no encontro os governadores da Bahia, Rui Costa (PT); do Ceará, Camilo Santana (PT); do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); do Pará, Helder Barbalho (MDB); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (PSL); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB); e de São Paulo, João Doria (PSDB).

Além dos governadores também está presente do vice-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Já Alagoas e Amazonas estão representados pelos secretários de Segurança Pública. A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB) e o secretário de Defesa Social do Estado, Antônio de Pádua, foram ao encontro representando o governador Paulo Câmara. O ministro Sergio Moro deverá dar uma entrevista coletiva ao final do encontro. 

Em 30 dias no cargo, o ministro já recebeu pelo menos 21 parlamentares, além de governadores e prefeitos, de 15 partidos diferentes. Nas reuniões, ouviu sugestões de como tornar o texto do pacote anticrime "palatável" e evitar novas derrotas, a exemplo de outras iniciativas parecidas que enfrentaram resistência, como as 10 Medidas de Combate à Corrupção.

Em mais um esforço de articulação política, Moro apresentou o texto final em primeira mão ao presidente reeleito da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em visita na casa do deputado, às 7h30 (horário de Brasília). 

Mudanças

O Projeto de Lei, divulgado nesta segunda-feira (4),  proíbe a progressão de regime prisional quando houver prova de ligação do preso com organizações criminosas. Além disso, o PL prevê a prisão após segunda instância, o que ocorre atualmente por causa de um entendimento que há no Supremo Tribunal Federal (STF).

Conheça o Projeto de Lei

Últimas notícias