EX-PRESIDENTE

''Não trocarei minha dignidade pela minha liberdade'', diz Lula

Aos jornais El País e Folha de S.Paulo, em sua primeira entrevista desde que foi preso, o petista afirmou que quer provar a ''farsa'' contra ele

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/04/2019 às 16:56
Reprodução de vídeo/El Pais
Aos jornais El País e Folha de S.Paulo, em sua primeira entrevista desde que foi preso, o petista afirmou que quer provar a ''farsa'' contra ele - FOTO: Reprodução de vídeo/El Pais
Leitura:

Atualizada às 17h55

Foi em um pequeno auditório da superintendência da Polícia Federal em Curitiba, nesta sexta-feira (26), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu sua primeira entrevista desde que foi preso, em abril de 2018. Em um trecho do vídeo divulgado pelo El País, o petista afirmou que quer "desmascarar" o ex-juiz federal Sergio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol e que não trocará sua "dignidade" pela "liberdade".

> "Moro tem certeza que sou inocente", diz Lula

> Lula diz que o Brasil é governado por 'maluco'

> ''Eles sabem que têm aqui um pernambucano teimoso'', afirma Lula

"Eu tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, desmascarar o Dallagnol e sua turma, desmascarar aqueles que me condenaram, que eu ficarei preso cem anos, mas não trocarei minha dignidade pela minha liberdade. Eu quero provar a farsa montada", afirmou.

"Pernambucano teimoso"

Nascido em Caetés, no Agreste do Estado, o ex-presidente se descreveu durante a entrevista como um "pernambucano teimoso" pouco antes de afirmar que pretende lutar para provar que é inocente.

"Eles sabem que têm aqui um pernambucano teimoso. Eu digo sempre, quem nasceu em Pernambuco e não morreu de fome até os 5 anos, não se curva mais a nada. Você pensa que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com minha mulher, meus filhos, meus netos, meus companheiros, mas não faço nenhuma questão porque eu quero sair daqui com a cabeça erguida como eu entrei, inocente, e eu só posso fazer isso se tiver coragem e lutar por isso", disse.

Lula diz que o Brasil é governado por 'maluco'

Em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro, o petista disse que ''ou ele constrói um partido sólido, ou não perdura'' e aconselhou a elite brasileira fazer uma autocrítica depois do resultado das eleições. "Vamos fazer uma autocrítica geral nesse país. O que não pode é esse país estar governado por esse bando de maluco que governa o país. O país não merece isso e sobretudo o povo não merece isso", disse.

Sérgio Moro

Em relação ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, o petista disse que o ex-magistrado sabe da sua inocência. "Eu tenho certeza, o Moro tem certeza que eu sou inocente. Esse [Deltan] Dallagnol tem certeza que ele é mentiroso e mentiu ao meu respeito. Eu estou aqui para procurar justiça, para provar a minha inocência, mas estou muito mais preocupado com o que está acontecendo com o povo brasileiro", afirmou. 

Últimas notícias