PRESIDENTE

''Nenhuma crítica ao povo nordestino'', diz Bolsonaro após repercussão de vídeo

Em uma publicação no Twitter, neste domingo (21), Bolsonaro negou que tenha criticado a região

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 21/07/2019 às 11:04
Foto: Isac Nóbrega/PR
Em uma publicação no Twitter, neste domingo (21), Bolsonaro negou que tenha criticado a região - FOTO: Foto: Isac Nóbrega/PR
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro utilizou o Twitter, neste domingo (21), para negar que tenha criticado os nordestinos. "Daqueles GOVERNADORES... o pior é o do Maranhão". Foi o que falei reservadamente para um ministro. NENHUMA crítica ao povo nordestino, meus irmãos", diz um trecho da mensagem.

O presidente ainda ironizou o general da reserva Luiz Rocha Paiva, que chamou o comentário de Bolsonaro de "antipatriótico" e "incoerente".

"Mas o melhor de tudo foi ver um único general, Luiz Rocha Paiva, se aliar ao PCdoB de Flávio Dino, para me chamar de antipatriótico. Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI", completou Bolsonaro no Twitter.

Ainda no mesmo assunto, em outra publicação na rede social, o presidente mencionou que, em dois anos, o porto de Itaqui, no Maranhão, estará ligado, por ferrovia, ao porto de Santos, e aproveitou para dizer que fará muito pelo Nordeste em seu mandato "apesar da mídia e alguns governadores".

A declaração vem após a repercussão de uma conversa captada por microfones segundos antes de Bolsonaro sentar à mesa com jornalistas de veículos estrangeiros, na sexta-feira (19). "Daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara", afirmou o presidente, sem saber que estava sendo gravado. 

Carta dos governadores do Nordeste

Em carta, governadores do Nordeste consideram a fala uma forma de retaliação. Em nota distribuída pela assessoria do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), eles afirmam que receberam "com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional".

"Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população", diz a nota.

Em sua rede social, Dino sugere que Bolsonaro cita Paraíba para se referir a todos os nordestinos, o que não fica claro no trecho em que é possível ouvir a conversa. O termo "paraíba" é uma forma pejorativa usado principalmente no Rio para se referir a migrantes nordestinos.

"Parece chamar todos os nordestinos de "paraíba" e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição", diz o governador do Maranhão.

Bolsonaro tem viagem prevista para o Nordeste na próxima semana. Ele participará da inauguração de um aeroporto em Vitória da Conquista, na Bahia.

Últimas notícias