CRÍTICAS

Lula diz que Bolsonaro é ''despreparado politicamente''

O ex-presidente afirmou que Jair Bolsonaro ''dá palpite sobre tudo, menos sobre o seu país''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/10/2019 às 17:01
Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
O ex-presidente afirmou que Jair Bolsonaro ''dá palpite sobre tudo, menos sobre o seu país'' - FOTO: Foto: MAURO PIMENTEL / AFP
Leitura:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, é "despreparado politicamente". A declaração foi feita durante entrevista à emissora portuguesa RTP. Segundo Lula, Bolsonaro "dá palpite sobre tudo, menos sobre o seu país". 

"O Bolsonaro é muito despreparado politicamente e ele não faz questão de ser diferente. Ele é um cara que acha bonito ser grosseiro, ofender as pessoas, ofender o presidente da França, o presidente da Argentina. Ele acha bonito se meter nas eleições de outros países. Ele dá palpite em tudo, menos sobre o seu país", disse o ex-presidente. 

Para Lula, o presidente deveria "estar mais preocupado em como gerar empregos neste país, como pagar salários neste país, como fazer a economia voltar a crescer, como fortalecer a educação, como fazer o investimento em ciência e tecnologia, como cuidar do meio ambiente. Tudo isso é tema que não interessa ao Jair Bolsonaro. Ele é um destruidor de obras prontas e acho que é um destruidor da democracia". 

Ditadura

O ex-presidente comentou ainda que o atual governo tenta normalizar a ditadura militar. "Ele e um tipo de gente que o apoia querem mostrar para a sociedade que não houve ditadura militar no Brasil. Querem mostrar que não houve censura, que não houve tortura, que não houve crime, que os bandidos na verdade não existiram. É isso que eles querem mostrar. E com virulência de discurso muito forte, e com a prática de combate ao crime a base da milícia. Hoje, quem mata muito nesse país é a polícia, e sobretudo, os jovens pretos da periferia. Nesse ano, já mataram cinco crianças de bala perdida da polícia", afirmou. 

'Demolidor'

Na visão de Lula, Bolsonaro é um 'destruidor' e está "vendendo o Brasil". "O balanço é negativo. Você não tem um cidadão (no poder) que tenha sido eleito para governar o país pensando na melhoria do Brasil, na melhoria do povo brasileiro. Você tem um cidadão que é um demolidor, um destruidor das coisas da democracia nesse país. É um cidadão que não gosta de cultura, por isso tem que destruir todos os mecanismos que fortalecem a cultura, ele não gosta de liberdade, por isso tem que ter milícia. Ele não gosta de emprego, por isso pede para que seu ministro da fazenda venda tudo", disse o ex-presidente. 

"Eles estão querendo privatizar tudo que você possa imaginar nesse país, inclusive a Petrobras. Sinceramente, não acho que ele esteja governando o Brasil. Ele está dando autorização para vender esse país. Ele vendeu a Embraer, que era a terceira empresa de aviação do mundo, era mais importante que a Bombardier canadense, vendeu pra Boeing. Ele já vendeu muitas empresas, já vendeu a BR, que é distribuidora do petróleo, agora quer vender a Petrobras, quer vender as empresas de energia", completou. 

Últimas notícias