Veja vídeo

Pivô da crise do PSL, Diogo Araújo defende Bivar e crê em reconciliação com Bolsonaro

Jovem que expôs briga no PSL acredita que o partido vai se unir novamente

Fillipe Vilar
Cadastrado por
Fillipe Vilar
Publicado em 16/10/2019 às 0:10
Foto: Reprodução
Jovem que expôs briga no PSL acredita que o partido vai se unir novamente - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Diogo Araújo tem 19 anos e é estudante do 4º período de Direito na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ele não imaginava que uma abordagem ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) poderia ser o estopim de uma rusga de alcance nacional, que expôs de vez a disputa interna dentro do Partido Social Liberal. Nesta terça-feira (15), ele conversou com o Blog de Jamildo. Na entrevista, o jovem voltou a defender Luciano Bivar, presidente do PSL, e disse acreditar em uma reconciliação e com Bolsonaro.

Relembre o início da confusão

No dia 8 de outubro, Diogo estava em Brasília. Viajou sozinho, sem familiares, com o intuito de pedir apoio ao presidente à sua pré-candidatura a vereador do Recife pelo PSL. Pela manhã, esperava em frente ao Palácio da Alvorada para tentar falar com o chefe do Executivo. Ao encontrar o presidente, abraçou-o explicando que pretendia uma vaga na Câmara Municipal pelo PSL. Em seguida, disse: "Com Bolsonaro e com Bivar por um novo Recife". Araújo gravava o momento com o próprio celular.

Bolsonaro cochichou no ouvido dele: "Esquece o PSL". Em seguida, o Chefe de Estado afirmou que o deputado federal por Pernambuco Luciano Bivar, presidente nacional do partido, estava "queimado para caramba". Foi a primeira vez em que Bolsonaro falava abertamente sobre a sua insatisfação com a legenda e com a direção nacional da sigla.

O momento foi registrado e transmitido ao vivo pelo canal "Cafezinho com Pimenta", no YouTube.  O vídeo rodou o Brasil.

Vídeo para se explicar

Segundo Diogo, a ida ao portão do Palácio da Alvorada para falar com o presidente foi sem maiores intenções. "Fui sozinho, por iniciativa própria, e não conhecia ninguém que estava lá", disse o estudante.

No mesmo dia, o jovem gravou um outro vídeo, destinado à imprensa, esclarecendo a situação. Sentado, diante de si uma Bíblia Sagrada fechada, declarou-se perplexo. "Tudo parece que desmoronou diante dos meus olhos", afirmou na ocasião. 

Novo posicionamento

Uma semana depois, na terça-feira (15), o jovem falou com o Blog de Jamildo. Apesar do conselho do presidente, não saiu do partido. Araújo, que se declara conservador, cristão e de direita, ainda acredita no PSL. Convicção que começou, segundo ele, em meados de agosto, quando se filiou.

"Eu fui por iniciativa própria, já visando uma pré-candidatura, vi no PSL uma oportunidade de renovação política por ser um partido de centro-direita e com relação ao liberalismo econômico", disse Diogo. O estudante afirmou que se reuniu com Luciano Bivar em julho, onde o parlamentar deu orientações de como Araújo poderia se filiar e tentar se candidatar.

"Fui até a empresa de Bivar, lá ele me recebeu e me pediu para procurar Marcos Amaral [presidente estadual do PSL], o qual cuida dessas questões de filiação e pré-candidatura", contou Diogo. O jovem não desacredita no parlamentar, investigado por conta da investigação sobre supostas candidaturas-laranja do PSL nas eleições de 2018.

"Creio que tudo vai voltar aos eixos. Acredito que Bivar seja uma pessoa honesta", afirmou. Sobre a briga entre o presidente da República e o partido, Diogo acha que tudo deve se acertar. "Eu acho que Bolsonaro está sendo mal assessorado, dessa forma falou aquilo. No final de tudo, o partido e o presidente ficarão bem", avaliou.

O pré-candidato a vereador, comentando a conjuntura nacional, afirmou que o governo federal está resolvendo problemas de gestões passadas para poder engrenar. "Acho que após uma problemática ocorrida em governos anteriores, o que esse governo faz nada mais é do que uma reconstrução do que governos anteriores deixaram", pontuou.

Partido rigoroso

Diogo disse estar focado na pré-candidatura. "O PSL é bastante rigoroso em suas escolhas". Para a futura campanha, o jovem criou perfis no Twitter, Facebook e Instagram.

Em relação a falas mais duras, como a de Bolsonaro sobre Bivar estar "queimado", Araújo lava as mãos: "Acho que cada um sabe o que diz, não posso me responsabilizar pela fala de outrem". Contudo, o estudante afirmou que alguns comentários do presidente da República são "desnecessários". 

O jovem acredita que o respeito à opinião contrária deve sempre existir. "Acho que o que deve ser feito é a exposição de ideias. Não podemos atacar outrem a toa, apenas pela posição política. Tanto esquerda como direita devem respeitar uns aos outros, pois no final das contas a ideia mais sensata sempre vence", ponderou o estudante.

Como pré-candidato a vereador, Araújo não acompanha a Câmara Municipal, mas afirmou que "analisa muita a infraestrutura" da cidade do Recife e que é ligado à tecnologia. Comentou a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei Ordinária (PLO), na terça (15), que institui o educador Paulo Freire como patrono da educação na capital pernambucana.

"Acho que tudo isso está muito relacionado às questões ideológicas de Paulo Freire e sua relação com esquerda, muita das vezes isso tudo pode ser encarado como doutrinação", analisou Araújo. Para ele, há doutrinação esquerdista no ensino. "Muitas vezes de forma sutil, porém entramos em um ponto de liberdade de expressão. Dessa forma, se um professor se manifesta em prol da esquerda, um aluno também pode se manifestar em prol da direita sem que haja perseguição. Acho que a exposição de ideias e o melhor caminho", avaliou.

Diogo Araújo quer liberdade, também, no campo da fé. "Tendo em vista laicidade do Estado, sou a favor da liberdade de crença, sem haver sobreposição religiosa tendo que ser respeitado as religiões de matriz africana,  judeus, muçulmanos, entre outras", disse.

Últimas notícias