Vazamento de óleo

João Campos solicita CPI para investigar vazamento de óleo no Nordeste

O deputado está coletando assinaturas para realização da CPI, e diz que adesão é positiva.

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/10/2019 às 20:05
Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
O deputado está coletando assinaturas para realização da CPI, e diz que adesão é positiva. - FOTO: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Leitura:

O deputado federal João Campos protocola na terça-feira (22), pedido para CPI investigar os motivos, e buscar os responsáveis pelo vazamento de óleo em praias do litoral nordestino. O parlamentar está coletando assinaturas para realização da CPI, e diz que adesão é positiva.

De acordo com o deputado, o Governo Federal desempenhou "atuação falha e até omissa" diante do impacto ambiental causado pelo vazamento de óleo nas praias. "Temos que investigar a origem do óleo vazado nas praias do litoral nordestino e punir os culpados. Por isso, vou criar a CPI do Vazamento de Óleo. Conto com a ajuda dos parlamentares e da sociedade civil e organizada pra tocar esse trabalho.", completa Campos.

Ações no MP

 Junto com o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), Campos entrou com duas ações no Ministério Público Federal: um pedido de investigação penal pra apurar os fatos e apontar os responsáveis para que eles possam ser punidos; e o ajuizamento de uma ação cautelar para que as praias atingidas sejam limpas pelo Governo Federal através do Ibama e da Petrobras.

Custos pagos

Em coletiva de imprensa convocada na tarde deste domingo (20), exclusivamente para tratar das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste desde o dia 2 de setembro, a Marinha informou que o governo federal vai cobrir todos os custos dos órgãos dos três entes da federação que trabalham para limpar a costa. O Almirante de Esquadra e comandante de operações navais da Marinha, Leonardo Puntel, não deu números, mas afirmou, que a União fará os repasses.

Últimas notícias